Topo

Maior goleador da Europa na temporada passada, Messi recebe Chuteira de Ouro em Barcelona

29/10/2012 12h35

O atacante Lionel Messi recebeu o prêmio Chuteira de Ouro, nesta segunda-feira, pelos 50 gols marcados no Campeonato Espanhol na temporada passada, quando se tornou o maior artilheiro de todos os torneios disputados na Europa.

Messi recebeu o prêmio das mãos do ex-jogador espanhol Luis Suárez, em um ato realizado em Barcelona, que contou com a presença de diversos esportistas. "É um prêmio do grupo. Sempre que ganho um prêmio individual digo isso, porque é verdade. É um prêmio por fazer gols e sem meus companheiros, não teria marcado tantos assim", disse o atacante.

O prêmio, organizado pela ESM (European Sports Media), foi entregue pelo único jogador nascido na Espanha que tem uma Bola de Ouro, Luis Suárez, que disse ter ficado "orgulhoso" de participar do evento que homenageia o argentino. "Quando vejo Messi, me vem na cabeça a essência do futebol. Ele tem tudo o que necessário para jogar este esporte: velocidade, técnica e o poder de conseguir fazer jogadas em espaços muitos reduzidos", disse Suárez.

Entre as personalidades presentes, estavam o treinador argentino Alejandro Sabella e o diretor esportivo da AFA, Carlos Bilardo. Lionel Messi, nascido em Rosário, conquistou sua segunda Chuteira de Ouro. A primeira foi na temporada 2009-2010. Além disso, com a espetacular marca de 50 gols em uma temporada, Messi se transformou no premiado com mais tentos anotados em toda história da Chuteira de Ouro.

No ano passado, o prêmio foi dado ao português Cristiano Ronaldo, que na temporada 2010/2011 marcou 40 gols.

Alguns dos principais dirigentes do Barcelona estiveram presentes na cerimônia, como o presidente Sandro Rossel e o diretor esportivo Andoni Zubizarreta. Além deles, também marcaram presença o jogador de basquete Juan Carlos Navarro, o goleiro de futsal Paco Sedano, o jogador de handebol Juanín García e o treinador de hóquei Gaby Cairo.