Topo

Chelsea conta com retrospecto em casa para roubar liderança do Shakhtar na Liga dos Campeões

Chelsea, de David Luiz, tenta dar o troco no Shakhtar Donetsk, que venceu na Ucrânia - Matt Dunham/AP Photo
Chelsea, de David Luiz, tenta dar o troco no Shakhtar Donetsk, que venceu na Ucrânia Imagem: Matt Dunham/AP Photo

Da EFE

Em Londres (Inglaterra)

06/11/2012 13h34

"Donos da casa", termo com ainda mais sentido para o Chelsea, invicto em casa na Liga dos Campeões da Europa desde abril do ano passado, e que vai tentar recuperar a liderança do grupo E da competição, justamente no Stamford Bridge, nesta quarta-feira, contra os ucranianos do Shakhtar Donetsk.

Na última temporada, o time londrino venceu todas as seis partidas que disputou no seu estádio. A última derrota aconteceu na edição 2010/2011 da competição, para o Manchester United, por 1 a 0, gol de Wayne Rooney.

Considerando apenas as fases de grupos da competição, o único jogo que o Chelsea não venceu foi em dezembro de 2009, quando, já classificado, empatou em 2 a 2 com o APOEL Nicosia, do Chipre. A última derrota neste estágio da Liga dos Campeões foi no dia 1º de outubro de 2003, quando a equipe caiu diante do Besiktas, por 2 a 0.

Os 'Blues', contudo, não têm como missão apenas manter esta marca história. O time aparece na segunda colocação do grupo E com quatro pontos, três atrás do Shakhtar, que duas semanas atrás venceu o primeiro duelo entre as duas equipes, na Ucrânia, por 2 a 1. Dar o troco ainda representa evitar o risco de a Juventus tirar os ingleses da zona de classificação para as oitavas de final.

Ao mesmo tempo do duelo entre Chelsea e Shaktar Donetsk, em Turim, a 'Vecchia Signora' vai receber o Nordsjaelland. Os italianos estão em terceiro lugar na chave, com três pontos, com três empates em três partidas. A equipe da Dinamarca segura a lanterna, com um ponto.

O Chelsea também tenta se reabilitar da perda da liderança do Campeonato Inglês, ocorrida no último fim de semana, com diante do Swansea, e a vitória do Manchester United sobre o Arsenal, que fez os 'Diabos Vermelhos' tomarem a ponta da competição.

Diferente do jogo do último sábado, o técnico Roberto Di Matteo terá o zagueiro John Terry e o meia Juan Mata. O primeiro está suspenso de competições organizadas pela Federação Inglesa, por insultos racistas contra o também zaguieiro inglês Anton Ferdinand, no ano passado. O principal desfalque da equipe londrina é o meia Frank Lampard. O capitão da equipe se recupera de lesão muscular.

O Shakhtar Donetsk, por sua vez, colocará a prova sua invencibilidade na temporada em jogos oficiais. Desde julho foram 19 partidas, seja pela Liga dos Campeões, pelo Campeonato Ucraniano e Copa da Ucrânia, com 18 vitórias e um empate, contra a Juventus em Turim. No campeonato nacional, já são 12 pontos de vantagem para o vice-líder Dnipro, do brasileiro Giuliano.

Como sempre, o técnico Mircea Lucescu conta com um leque de jogadores brasileiros que são a base ofensiva da equipe ucraniana. Inscritos na Liga dos Campeões são oito representantes do futebol pentacampeão mundial: Fernandinho, Willian, Douglas Costa, Alan Patrick, Alex Teixeira, Ilsinho, Luiz Adriano e Dentinho, além do croata naturalizado Eduardo da Silva.

O Shakhtar não tem nenhum desfalque para a partida desta quarta-feira, e contará, inclusive com o zagueiro Dmytro Chygrynskiy, desfalque no jogo disputado em Donetsk. Outro que estará presente é o atacante Henrik Mkhitaryan, autor de 16 dos 54 gols do seu time na temporada.

Em Turim, a Juventus quer a primeira vitória na Liga dos Campeões na primeira partida da equipe após a queda da invencibilidade de 49 jogos no Campeonato Italiano, na derrota para a Inter de Milão, por 3 a 1, em casa. O rival é o modesto Nordsjaelland, que segurou o empate em 1 a 1, em Farum, na Dinamarca.

A principal dúvida na 'Vecchia Signora' e a presença do atacante Marko Vucinic, que se recupera de lesão. Se o montenegrino ficar de fora, quem joga é, justamente o dinamarquês Nicklas Bendtner, que fez apenas sua quinta partida na temporada, e teve boa participação no confronto com a Inter, no último fim de semana.

No Nordsjaelland, a principal dúvida do técnico Kasper Hjulmand é quanto a presença do meia e capitão Nicolai Stokholm, de 36 anos, que vem sofrendo com problemas musculares nas últimas semanas e tem poucas chances de atuar.

Prováveis escalações:.

Chelsea: Cech; Ivanovic, Cahill, David Luiz e Cole; Ramires, Mikel, Oscar, Mata e Hazard; Fernando Torres. Técnico: Roberto Di Matteo.

Shakhtar: Pyatov; Srna, Chygrynskiy, Rakitskiy e Rat; Hubschman, Fernandinho, Willian, Mkhitaryan e Alex Teixeira; Luiz Adriano. Técnico: Mircea Lucescu.

Árbitro: Carlos Velasco Carballo (Espanha), auxiliado pelos compatriotas Roberto Alonso e Juan Carlos Yuste Jiménez.

Estádio: Stamford Bridge, em Londres (Inglaterra).