Topo

Recordista francês de arremesso de peso morre em acidente de trânsito

Yves Niaré compete no arremesso de peso durante o Mundial de atletismo de 2007 - Andy Lyons/Getty Images
Yves Niaré compete no arremesso de peso durante o Mundial de atletismo de 2007 Imagem: Andy Lyons/Getty Images

Da EFE

Em Paris (França)

05/12/2012 14h35

A FFA (Federação Francesa de Atletismo) anunciou que o recordista nacional de lançamento de peso Yves Niaré, de 35 anos, morreu nesta quarta-feira em uma batida de carro.

Em comunicado, a FFA destacou que todo o atletismo francês está de luto e lembrou que Niaré entrou para a história do esporte por ter sido o primeiro arremessador do país a subir a um pódio internacional após Luc Viudes, em 1981. Ele foi vice-campeão europeu em pista coberta em 2009.

Nascido em julho de 1977, Niaré tinha, como destacou a federação, um corpo "fora do normal", de 1m95 de altura e 124 quilos, e competiu pela seleção francesa em 34 ocasiões.

A recordou também que o atleta de 35 anos teve sempre a intenção de transmitir sua experiência e de servir de exemplo, e expressou essa vontade após conseguir o pódio no Europeu de Turim, em 2009.

Ele afirmou à revista "Athlétisme Magazine" que esperava que seu reconhecimento abrisse novas perspectivas a outros atletas e pudesse melhorar as instalações dedicadas à modalidade.