Topo

Brasil apresenta projeto de CT paralímpico em São Paulo

25/01/2013 18h53

São Paulo, 25 jan (EFE).- A presidente Dilma Rousseff apresentou nesta sexta-feira o projeto de um centro de treinamento paralímpico de alto rendimento, construído a partir dos próximos meses em São Paulo e que será concluído em 2015, um ano antes dos Jogos do Rio de Janeiro.

O CT, com área de 94 mil metros quadrados, terá dois campos de futebol, várias quadras de tênis, uma pista de atletismo e quatro ginásios para esportes como basquete em cadeira de rodas, natação, esgrima, halterofilismo, judô, rúgbi, tênis de mesa e vôlei para cadeirantes.

Dilma declarou na cerimônia, realizada no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, que o Brasil deve a seus atletas paralímpicos um centro de excelência como esse, porque eles orgulham o país.

A governante também frisou que as instalações esportivas demonstram o compromisso do país com os deficientes e também servem para "projetar a imagem de uma nação que quer se transformar em grande potência".

O presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons, afirmou ao blog da Presidência que o centro de treinamento estará aberto a atletas e treinadores de outros países da América Latina e da África.

O objetivo do Brasil é ficar entre os cinco primeiros colocados no quadro de medalhas dos Jogos Paralímpicos do Rio. A delegação nacional ficou em sétimo lugar em Londres-2012 e em nono em Pequim-2008.