Topo

Justiça determina suspensão do amistoso entre Brasil e Inglaterra

30/05/2013 18h06

(Atualiza com mais detalhes da liminar e nota do governo do Estado do Rio de Janeiro).

Bruno Guedes.

Rio de Janeiro, 30 mai (EFE).- A justiça suspendeu nesta quinta-feira a realização do amistoso entre Brasil e Inglaterra, programado para o próximo domingo, no Maracanã, no Rio de Janeiro, devido a uma ação civil pública impetrada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).

A liminar, expedida pela juíza Adriana Costa Dos Santos, interdita o Maracanã "até que sejam apresentados, em sua integralidade, os laudos técnicos que comprovem que o estádio está em condições de sediar jogos e eventos, com segurança, tudo em conformidade com o artigo 23 da Lei 10.671/2003".

A justiça apontou ainda que, caso não haja "apresentação de laudo de vistoria de engenharia, de prevenção e combate de incêndio, de condições sanitárias e de higiene" que comprovem a viabilidade da reinaguração do Maracanã, a CBF terá que pagar R$ 1 milhão por jogo ou evento.

Segundo o texto da decisão da juíza, "apesar das inúmeras solicitações feitas pelo Ministério Público, os laudos não foram entregues em sua totalidade, não havendo, até o momento, a comprovação de que o estádio apresenta os requisitos mínimos necessários".

A denúncia do MPRJ aponta que o único laudo apresentado até agora foi o da Polícia Militar, que "demonstra que o referido estádio ainda esta em fase de construção, apresentando riscos para a segurança do evento de inauguração já agendado para o próximo dia 02 de junho, jogo entre Brasil e Inglaterra".

De acordo com o item 25 do documendo emitido pelo órgão de segurança, "existem materiais perigosos (pedras, pedaços de calçadas, restos de obras, hastes metálicas, outros), que possam ser utilizados em tumultos e confrontos de torcedores? Sim, devido às obras em diversos setores. Foi constatado, também pisos soltos, mal fixados, como nos acabamentos das calçadas em volta de árvores, jardins e muros".

Além disso, a Polícia Militar condena a falta de qualquer barreira de impedimento ("alambrado, grades, fosso") para que torcedores invadam o campo. Segundo a corporação, há apenas um muro de aproximadamente um metro de altura, que não impede qualquer ação de vandalismo.

Segundo a liminar, o próprio laudo da PM aponta que o Maracanã foi aprovado com restrições, e que todas as pendências deveriam acontecer até quatro dias antes do jogo, o que não teria ocorrido até o momento.

"Deveriam os réus terem agido de forma diligente no sentido de informar as autoridades, entregando os laudos solicitados pelo Ministério Público, comprovando a viabilidade de inauguração do estádio com segurança para todos lá presentes ao evento, sejam, convidados, torcedores ou atletas", afirma o texto da juíza.

Através de nota, o Governo do Estado, que administra o Maracanã, garante que já está recorrendo da decisão. "Todos os requisitos de segurança para o amistoso Brasil e Inglaterra foram cumpridos e, por uma falha burocrática, o laudo da PM que comprova o cumprimento das regras de segurança no Maracanã não havia sido entregue à Suderj (Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro)".

Nesta quinta-feira, a seleção brasileira treinou normalmente para o amistoso contra a Inglaterra. Além do jogo deste domingo, o Maracanã receberá três partidas da Copa das Confederações: México-Itália e Espanha-Taiti, pela primeira fase, além da final. EFE

bg/id