Topo

Sereno, Froome diz que em 2011 já acreditava em vitória no Tour de France

20/07/2013 15h43

Semnoz (França), 20 jul (EFE).- Com as mãos no título de campeão do Tour de France, o britânico Chris Froome, da Sky, já falou como campeão neste sábado, penúltimo dia de competição, já que a etapa final, entre Versailles e Champs-Élysées, em Paris, é praticamente um desfile, que não costuma influir no resultado final.

Ainda contendo a euforia, o líder da classificação geral - com pouco mais de cinco minutos de vantagem para o colombiano Nairo Quintana, da Movistar - afirmou que em 2011, quando foi vice-campeão da Volta da Espanha, imaginava que logo conseguiria conquistar um título.

"A primeira vez que pensei que poderia ser um competidor importante no Tour foi em 2011, na Volta. Aquela prova reforçou minha confiança e comecei a acreditar em mim. Vi que podia estar aqui para lutar pelos primeiros postos", explicou o britânico.

Sobre a campanha em 2013, em que venceu três etapas da mais tradicional prova de ciclismo de estrada, Froome não escondeu a emoção.

"É muito difícil explicar com palavras. A viagem foi extraordinária, uma luta diária. Sempre houve algo diferente, como vento, quedas. Este Tour foi muito especial para mim, era o do centenário. Muito especial, sem dúvida", explicou.

Ainda jovem para um ciclista de alto nível, Froome foi perguntado sobre quantas edições do Tour poderá vencer ao longo da carreira e preferiu dizer apenas que espera voltar a disputar a prova.

"Não sei, tenho 28 anos, e a maioria dos ciclistas adquirem a plenitude aos 30. Quero voltar no ano que vem e ainda competir por muito tempo", concluiu o britânico.