Topo

Revelação do Porto refuta comparações com Messi e se diz fã de Rivaldo

Juan Quintero vem sendo um dos destaques do Porto na temporada - FRANCISCO LEONG / AFP
Juan Quintero vem sendo um dos destaques do Porto na temporada Imagem: FRANCISCO LEONG / AFP

Antonio Torres del Cerro (EFE)

Em Porto (Portugal)

03/11/2013 01h39

Canhoto, técnico, rápido e baixinho, muitos etiquetaram o colombiano Juan Quintero como um novo Messi, embora o irreverente meia de 20 anos, no seu primeiro ano no Porto, se identifica mais com o brasileiro Rivaldo.

Em entrevista à Agência EFE, o talentoso jogador conta como sua breve passagem pelo futebol italiano o fortaleceu, e assume que a ambição do Porto é vencer o Campeonato Português e a Liga dos Campeões.

"Admirava muito Rivaldo, embora também tenha visto Zidane, que era impressionante. Mas como sou canhoto e gosto do número dez vi que Rivaldo era mais próximo", declarou o jovem jogador.

Quintero foi contratado pelo Porto por 5 milhões de euros pela metade do passe e rapidamente seu desequilibrante e imprevisível futebol foi notado por torcedores e meios de imprensa portugueses.

Ele já fez jogadas geniais e gols antológicos como o que marcou minutos após entrar em campo em sua estreia no campeonato contra o Vitória de Setúbal, uma bomba de esquerda de fora da área.

"Estou muito contente, com muito zelo sei que posso conseguir muitas coisas e ser reconhecido. Enche de felicidade, em meu caso lutei muito pelo que quero", admitiu o jogador em um cauteloso discurso no qual as palavras "trabalho" e "esforço" são quase onipresentes.

Sua adaptação ao bicampeão europeu Porto foi satisfatória, pois já vinha de jogar durante seis meses na primeira divisão italiana, no modesto Pescara, que hoje está na segundona do país.

"É um Campeonato muito difícil no qual aprendi muito, peguei muita experiência (...) Foi muito difícil, mas desde que cheguei lá tive a oportunidade de jogar 18 partidas", disse o jogador, de apenas 1,69 metro de altura e 64 quilos.

Sua estatura também não representa uma desvantagem em um esporte cada vez mais físico: "Os pequenos, como se diz, são rápidos e mais ligeiros (...) O futebol foi feito para todos", analisou.

Quintero, com seus dois gols em sete partidas, fez sua pequena contribuição para que o líder Porto mantenha uma folgada diferença de cinco pontos para o segundo e terceiro na tabela, o Sporting e o Benfica, respectivamente.

Perguntado sobre se prefere o Campeonato Português ou a Liga dos Campeões, torneio este no qual seu time está com dificuldades para conseguir a vaga para as oitavas de final, o colombiano é contundente.

"As duas, porque o clube exige. Temos que nos classificarmos para a segunda rodada com um respeito perante todos os rivais (...) As coisas não saíram muito bem, mas temos a fé, a vontade, o sacrifício, o compromisso", asseverou.

Quintero se encaixou rapidamente no time português: "Me senti como estivesse em casa. Tenho muito boa relação com Jackson Martínez, que me arrumou um quarto em sua casa durante a fase de adaptação, com o capitão, 'Lucho', com Otamendi, os brasileiros e os portugueses", expôs.

"Espero estar na Copa do Brasil: Estamos muito contentes com a classificação da Colômbia. Sabemos que temos que melhorar muito como seleção, embora como grupo e pessoas temos tudo", comentou.

Nascido no humilde bairro de San Javier de Socorro, em Medellín, Quintero deve seu amor ao futebol a seu tio, que o incitou a jogar desde que tinha sete anos na pequena escola que administrava no mesmo bairro.

"Meu tio foi um dos pilares. Cresci com o sangue de ser jogador, ele via qualidades em mim, me dizia que jogasse para frente", lembrou com carinho o jogador.