Topo

Punida pelo STJD, Portuguesa é rebaixada; Fluminense permanece na 1ª divisão

16/12/2013 19h24

Rio de Janeiro, 16 dez (EFE).- Por decisão unânime, o Superior Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu nesta segunda-feira em primeira instância a Portuguesa com a perda de quatro pontos no Campeonato Brasileiro, rebaixando a equipe para a segunda divisão em 2014 e mantendo o Fluminense na Série A.

A Portuguesa tem o direito de recorrer em segunda e última instância ao Pleno do STJD. O novo julgamento deve ocorrer no dia 27 de dezembro.

O time paulista foi punido por ter escalado irregularmente o meia Héverton na última rodada da competição, contra o Grêmio. Expulso contra o Bahia, duas rodadas antes, o jogador tinha cumprido suspensão automática na partida seguinte, contra a Ponte Preta, mas no dia 6 foi condenado a cumprir mais um jogo de sanção. No entanto, ele entrou aos 32 minutos do segundo tempo do duelo com a equipe gaúcha.

O clube alega não ter sido informado pelo advogado que o representou no julgamento antes da partida contra o Grêmio, Osvaldo Sestário, de que Héverton não poderia jogar. Por sua vez, o advogado garante ter comunicado o clube sobre a decisão judicial.

Denunciada no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), a Portuguesa perdeu três pontos, além do que conquistou na partida na qual ocorreu a infração (um ponto). Com isso, o total foi de quatro pontos.

Como a Portuguesa havia terminado o Brasileiro em 12º, com 48 pontos, acabou com 44 e "livrou" o Fluminense, que somou 46 e tinha sido o 17º colocado geral e primeiro na zona do rebaixamento.