Topo

Fernando Rocha é primeiro brasileiro a competir nos Paraolímpicos de Inverno

Fernando Rocha compete na prova de esqui de fundo nos Jogos Paraolímpicos de Sochi - Ronald Martinez/Getty Images
Fernando Rocha compete na prova de esqui de fundo nos Jogos Paraolímpicos de Sochi Imagem: Ronald Martinez/Getty Images

Em Sochi, na Rússia

09/03/2014 05h51

O esquiador de fundo Fernando Rocha se transformou no primeiro atleta brasileiro a competir nos Jogos Paraolímpicos de Inverno, após acabar em 15º na prova de 15 quilômetros sentado realizada em Sochi 2014.

Rocha, que se iniciou neste esporte há um ano e meio, se mostrou feliz por ser o primeiro brasileiro a acabar uma prova paraolímpica invernal.

"Estou muito orgulhoso de ser o primeiro brasileiro a participar dos Jogos Paraolímpicos de Inverno. Quando cheguei à linha estava muito orgulhoso. Foi incrível", comemorou o atleta, que também competirá nas provas de 10 quilômetros e um quilômetro.

Rocha agradeceu, após acabar a prova, à oportunidade "a todo o mundo que me ajudou a estar aqui, e a toda a família paralímpica".

A primeira participação do Brasil na competição tem uma equipe de dois atletas. Além de Fernando compete Andre Pereira no snowboard.

Diante da possibilidade de no futuro outros atletas de seu país participarem de outras edições dos Jogos paraolímpicos de Inverno, Rocha comentou: "Adoro ter sido o primeiro, mas não quero ser o único, isso é certo".