Topo

Barcelona e Real Madrid decidem título da Copa do Rei da Espanha

15/04/2014 15h26

Barcelona/Madri, 15 abr (EFE).- Barcelona e Real Madrid decidirão nesta quarta-feira, em jogo único, a Copa do Rei da Espanha, no que, de maneira surpreendente, poderá ser o título mais importante da temporada para aquele que se sagrar campeão. A partida será disputada às 16h30 (horário de Brasília), com transmissão da TV Esporte Interativo.

Nos últimos anos, o Campeonato Espanhol começava com a certeza que um dos rivais levantaria a taça, mas neste ano, o Atlético de Madrid entrou como intruso na disputa e se vencer os próximos jogos, garantirá o caneco, quebrando sequência de 10 anos de conquistas de Barça ou Real.

Os dois gigantes ainda têm chances de ser campeão, e a equipe da capital ainda pode vencer a Liga dos Campeões da Europa, já que está nas semifinais, em que enfrentará o Bayern de Munique. Se passarem em branco, no entanto, a Copa do Rei virará uma inesperada "consolação".

Por isso, o foco é total na disputa da final, em que o Real não terá Cristiano Ronaldo, e o Barça tenta superar a fúria da própria torcida, que pede a demissão do técnico argentino Gerardo Martino. Na chegada do elenco a Catalunha após a derrota para o Granada, Neymar chegou a ser vítima de ofensas racistas.

O time 'blaugrana' chega para o jogo sabendo que a derrota poderá ser um tiro de misericórdia. Campeão da Supercopa da Espanha, o time caiu nas quartas de final da 'Champions', batido pelo Atlético de Madrid, e está quatro pontos atrás do mesmo adversário, faltando cinco rodadas para o fim do campeonato nacional.

A imprensa já especula uma reformulação para 2014/2015, que incluiria a contratação do técnico Jürgen Klopp e do meia Marco Reus, ambos alemães do Borussia Dortmund. O goleiro Marc-André ter Stegen, do Borussia Mönchengladbach já estaria acertado para ser o sucessor de Victor Valdés.

O goleiro, aliás, é um dos desfalques certos do Barça. Também lesionados, Carles Puyol e Gérard Piqué estão fora. O zagueiro Marc Bartra, luta para se recuperar de sobrecarga muscular e ir para o jogo. Se ficar fora, é possível a reedição da dupla que foi derrotada pelo Granada: os volantes Javier Mascherano e Sergio Busquets.

Nenhum problema, no entanto, será levado para o campo, garante Martino. Em entrevista concedida nesta terça-feira, o técnico afirmou que o único adversário do Barcelona para a partida é o Real Madrid.

"Não acho que teremos nenhum problema de motivação ou de ansiedade para disputar a final. O problema é inteiramente futebolístico. Ganharemos se formos melhores do que ele", disse o argentino.

Se por um lado o Barcelona terá o astro Lionel Messi, o Real Madrid não contará com Cristiano Ronaldo, que foi vetado devido uma lesão muscular na coxa esquerda. O português, no entanto, viajou para Valência.

Quem entrou na relação devido a lesão do camisa 7 foi o atacante Willian José, ex-São Paulo e Santos. Outro brasileiro convocado para o jogo foi o volante Casemiro. Marcelo, lesionado também é desfalque certo na equipe.

A novidade no último dia de treinos do Real Madrid nesta terça-feira foi o retorno do zagueiro Sergio Ramos, que se recuperou de lesão e entrou na convocação de Ancelotti para o jogo.

O comandante italiano, em coletiva concedida em Madri minimizou a ausência de Cristiano Ronaldo, apesar de admitir a grandeza do atacante português no futebol mundial.

"Não muda nada. A colocação da equipe é a mesma com Cristiano ou sem ele. Temos uma filosofia e em uma final vamos tentar mostrar isso. Obviamente temos que considerar a qualidade do time rival", disse Ancelotti.

Barcelona e Real Madrid se enfrentaram duas vezes nesta temporada, ambas pelo Campeonato Espanhol, e o time catalão levou a melhor em ambas. No Camp Nou, vitória por 2 a 1, com direito a gol de Neymar. Já no duelo do Santiago Bernabéu, o êxito veio em um eletrizante 4 a 3, com Messi marcando três vezes.

Na Copa do Rei da Espanha, quem vencer a final será campeão. Em caso de empate, haverá prorrogação, e se a igualdade persistir, o título será definido na cobrança de pênaltis. O Barcelona irá atrás do 27º título, e o Real do 19°.

Prováveis escalações:

Barcelona: Pinto; Daniel Alves, Bartra (ou Song), Mascherano e Alba; Busquets, Xavi e Iniesta; Messi, Fàbregas e Neymar. Técnico: Gerardo Martino.

Real Madrid: Casillas; Carvajal, Pepe, Ramos, Coentrão; Alonso, Modric e Isco (ou Illarramendi); Di María, Bale e Benzema. Técnico: Carlo Ancelotti.

Árbitro: Antonio Miguel Mateu Lahoz, auxiliado por Pau Cebrián Devís e Raúl Cabañero Martínez.

Estádio: Mestalla, em Valência (Espanha).