Topo

Bayern bate lanterna, e Borussia Dortmund garante vaga na Liga dos Campeões

19/04/2014 15h59

(Atualiza com resultado de Hamburgo e Wolfsburg).

Berlim, 19 abr (EFE).- Campeão por antecipação, o Bayern de Munique suou neste sábado para bater o Eintracht Braunschweig por 2 a 0, em dia de vitória do Borussia Dortmund, sobre o Mainz 05 por 4 a 2, que confirmou o time entre os três primeiros do Campeonato Alemão, e assim na fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa.

Com poucas mudanças na equipe principal, às vésperas do duelo com o Real Madrid pelas semifinais da 'Champions', o Bayern superou o último colocado na tabela marcando nos minutos finais do segundo tempo. O veterano peruano Claudio Pizarro marcou aos 30, e o croata Mario Mandzukic aos 41.

Dante foi titular do time bávaro no jogo de hoje, em que Thomas Müller e o próprio Mandzukic começaram no banco de reservas. Rafinha não foi relacionado. No gol, o jovem de 20 anos Lukas Reader voltou a atuar, se mantendo assim a preocupação quanto a condição física de Manuel Neuer para o duelo continental.

A vitória levou o Bayern de Munique para 81 pontos. A equipe, depois de inusitada série de três partidas sem sair vencedor, conseguiu o segundo resultado positivo seguido, após o 5 a 1 aplicado no Kaiserslautern, pela semifinal da Copa da Alemanha.

O Borussia Dortmund, por sua vez, superou o Mainz 05 por 4 a 2, e chegou aos 64 pontos, fazendo o necessário para ficar ao menos na terceira colocação. O time ainda abriu seis pontos do rival Schalke 04, que amanhã visitará o Stuttgart.

Milos Jojic, Robert Lewandowski, Lukasz Piszczek e Marco Reus, marcaram para o time aurinegro. O adversário, contudo, vendeu caro a derrota, já que chegou a buscar empate duas vezes em gols de Shinji Okazaki.

Ao deixar de vencer, o Mainz 05, sétimo com 47 pontos, perdeu a chance de entrar na zona de classificação para a Liga Europa, já que o Borussia Mönchengladbach, sexto com 49, perdeu para o Freiburg, fora de casa, também por 4 a 2, de virada. O time da casa, por sua vez, praticamente eliminou as chances de rebaixamento.

Outro que está quase livre da queda para a segunda divisão é o Werder Bremen, que superou o Hoffenheim por 3 a 1, jogando em casa. O resultado levou o time quatro vezes campeão alemão aos 36 pontos. Já a equipe do brasileiro Roberto Firmino, que atuou hoje por 90 minutos, está praticamente fora da Liga Europa.

Quem também se complicou na briga continental foi o Augsburg, que não foi além de empate com o Hertha Berlim em 0 a 0, e assim chegou apenas aos 43 pontos. O time da capital, com 38 pontos, já não aspira a mais nada na competição.

No último dos jogos deste sábado, o Wolfsburg bateu fora de casa casa o Hamburgo por 3 a 1, assumiu provisoriamente a quarta colocação, e manteve o adversário na antepenúltima colocação, que obriga a disputa de um playoff contra o terceiro lugar da segunda divisão para definir a última vaga na elite.

Ivan Perisic, Kevin De Bruyne e Ivica Olic marcaram para os Lobos, que chegaram aos 53 pontos, dois a frente do Bayer Leverkusen, que ainda jogará na rodada. Ivo Ilicevic descontou para os anfitriões.