Topo

Técnico promete garra para Uruguai superar Inglaterra e Itália

23/04/2014 19h04

Montevidéu, 23 abr (EFE).- O técnico da seleção do Uruguai, Oscar Tabárez, admitiu nesta quarta-feira que Itália e Inglaterra, suas adversárias no Grupo D da Copa do Mundo junto à Costa Rica, são melhores, mas que a 'Celeste' mostrará muita garra para vencê-las.

"Nós mostraremos muita luta. Sabemos para que vamos, aonde vamos e o que é preciso fazer num Mundial", enfatizou o técnico, que ressaltou o desempenho do Uruguai diante de fortes adversários.

"No futebol também tem um primeiro e um terceiro mundo, e nós não estamos entre os mais poderosos nem da América do Sul. Porém, demonstramos que podemos fazer frente às principais seleções e ganhamos o respeito delas", comentou o treinador, em referência às partidas contra Espanha, Itália, Alemanha, França, Argentina e Brasil durante a preparação para a Copa.

Sobre a Inglaterra, segunda adversária da 'Celeste' na fase de grupos da Copa, Tabárez destacou a formação de jogadores no país, que, segundo ele, é beneficiada pelo fato de haver muitos atletas de outras nacionalidades disputando o campeonato local.

"Muitos dos jogadores de várias seleções que estarão no Mundial jogam no Campeonato Inglês e isso representa um ponto positivo na formação dos jogadores ingleses", disse o treinador, que também elogiou o trabalho do técnico Cesare Prandelli à frente da Itália.

"Agora, eles controlam mais a bola, o que ficou demonstrado na Copa das Confederações no jogo contra a Espanha, o qual dominaram, mas acabaram perdendo nos pênaltis".

A grande esperança do Uruguai para a Copa é o atacante Luis Suárez, que vem fazendo uma excelente temporada pelo Liverpool, líder da 'Premier League'.

"Suárez chega com uma maturidade e estabilidade ao Mundial que me faz pensar que temos sorte de contar com ele. Porém, na seleção uruguaia não há estrelas. Nossa força é a união do grupo", ressaltou.

A adversária da seleção uruguaia na estreia será a Costa Rica, no dia 14 de junho, na Arena Castelão, em Fortaleza. Apesar de ser o adversário mais fraco do grupo, Tabárez descartou favoritismo e espera um jogo duro.

"A Costa Rica tem um estilo definido, com jogadores técnicos e velozes, e conta com um treinador (Jorge Luis Pinto) muito experiente. Será um adversário difícil", alertou.

O técnico ainda colocou a seleção da Espanha como uma das favoritas ao título mundial. Ele enalteceu a forma como os espanhóis conseguiram manter um futebol em alto nível e com mesmo estilo de jogo durante os últimos anos.

"A forma de jogo intenso que eles tiveram em 2010 se mantém até hoje. Conquistaram títulos importantes nos últimos anos e estão na primeira posição do ranking da Fifa há muito tempo. Com certeza vão longe na Copa do Mundo", opinou.