Topo

Ajax joga por empate com Heracles para enfim garantir o título holandês

24/04/2014 19h11

Haia, 24 abr (EFE).- O Ajax terá neste fim de semana o terceiro 'match point' para conquistar o título do Campeonato Holandês, para isto bastará vencer o Heracles fora de casa, pela 33ª e penúltima rodada - que será toda disputada no domingo -, em que apenas o Feyenoord entra com chances de levantar a taça.

O time de Amsterdã, no entanto, precisa superar o trauma da goleada sofrida na semana passada, para o Zwolle por 5 a 1, na final da Copa da Holanda. O meia holandês Davy Klaassen admitiu que o ficar com o vice-campeonato do torneio foi doloroso.

"Você sente que todo mundo está olhando para você. Ainda envergonhado, desmoralizado. Na verdade, você prefere treinar o mais rápido possível e jogar logo outra partida", afirmou.

E esse compromisso a que Klaassen se refere é decisivo, contra o 14º colocado na tabela. Nas duas últimas rodadas, o time precisava aliar vitórias com tropeços do Feyenoord. Na primeira, empate com o Vitesse, na segunda, a vitória sobre o ADO Den Haag não adiantou, já que o rival superou o PSV Eindhoven.

Dessa vez, o empate basta independente de qualquer outro resultado. As duas equipes estão separadas por seis pontos (69 a 63), assim, mesmo que o Ajax perca, poderá levantar a taça, se o time de Roterdã não superar o Cambuur, em casa.

Nos últimos cinco títulos que conquistou desde 2002, a equipe de Amsterdã sempre garantiu a taça jogando em seu estádio. No Polman Stadion, com capacidade para apenas 8.500 pessoas, as medidas de segurança serão exaustivas a fim de evitar os incidentes provocados por torcedores do clube em Roterdã, na final da Copa da Holanda.

O Feyenoord, que tem poucas chances para ser campeão - precisa vencer os dois jogos que disputará, somadas a duas derrotas do Ajax, além de tirar nove gols de saldo -, busca uma vitória simples para garantir ao menos um lugar na Liga dos Campeões da Europa. Desde a temporada 2001/2002 a equipe está fora da competição.

Para isso, o técnico Ronald Koeman terá uma novidade, o retorno do meia-atacante John Goossens, que volta após longa ausência por lesão. Outro que estará em campo é o zagueiro Joris Mathijsen, recuperado de problema na panturrilha.

O único time que ainda tem chance de se garantir na 'Champions' e o Twente, terceiro colocado com 59 pontos. A equipe de Enschede, que atualmente estaria se classificando para a Liga Europa, jogará fora de casa com o NEC Nijmegen, que luta para escapar do rebaixamento.

O PSV Eindhoven, que dificilmente escapará de disputar um playoff para definir a última vaga do país na competição continental de segundo nível. O antigo time de Romário e Ronaldo enfrentará o Zwolle, que já está na Liga Europa devido ao título da Copa da Holanda.

Programação da 33ª rodada do Campeonato Holandês:.

Domingo.

Zwolle - PSV Eindhoven.

Heracles - Ajax.

Vitesse - Go Ahead Eagles.

ADO Den Haag - AZ Alkmaar.

NEC Nijmegen - Twente.

NAC Breda - RKC Waalwijk.

Roda JC - Groningen.

Feyenoord - Cambuur.

Heerenveen - Utrecht.