Topo

Pelé diz que se jogasse atualmente escolheria o Barcelona para defender

24/04/2014 21h22

São Paulo, 24 abr (EFE).- Em defesa do "pupilo" Neymar, Pelé afirmou nesta quinta-feira que se fosse jogador atualmente desejaria defender o Barcelona, equipe que contratou o jovem craque junto ao Santos no começo da atual temporada.

"Se tivesse que escolher uma equipe para jogar atualmente seria o Barcelona e por isso sempre digo que a melhor coisa para Neymar foi ter saído do Santos e ido para lá", opinou Pelé durante sua participação no Primeiro Fórum de Gestão Esportiva de São Paulo.

O 'Atleta do Século' rejeitou a hipótese de que a lesão sofrida pelo atacante de 22 anos seja uma forma forjada de se poupar para a Copa do Mundo. Neymar sofreu um edema no quarto metatarso do pé esquerdo, e o período de recuperação é de cerca de um mês.

"Não estou de acordo com isso. Nunca é bom se machucar, e por isso o fato de que ficará mais descansado não procede", argumentou o ídolo, que também voltou a falar da seleção às vésperas da Copa e fez elogios à defesa.

"É a primeira vez na história do futebol brasileiro que chegamos a um Mundial mais preparados no sistema defensivo que no ataque. Temos algumas dificuldades no ataque e Diego Costa era uma grande opção. Estava pronto", comentou Pelé, em referência ao atleta do Atlético de Madrid, que optou por defender a seleção da Espanha.

Durante a mesa-redonda, o ex-craque voltou mencionar a eterna compatação com ídolos argentinos, como Diego Maradona e a "bola da vez" Lionel Messi.

"Maradona foi um grande jogador. Mas não é coincidência a rivalidade que criaram meus 'hermanos' argentinos. Primeiro era Pelé com Di Stéfano, saiu Di Stéfano e falavam sobre (Omar) Sivori, um canhoto muito bom que jogou na Itália. Depois veio Maradona e agora Messi", lembrou Pelé falando em espanhol, para depois dar uma alfinetada nos torcedores do país vizinho.

"Meus amigos argentinos, já se decidiram sobre quem é o melhor na Argentina? Porque sempre haverá um argentino a ser comparado a mim", questionou.

Sobre o futebol "pós Pelé", o 'Rei' ignorou o próprio Maradona, Messi, ou mesmo compatriotas como Zico, Ronaldo e Romário ao falar sobre o grande jogador entre os que viu nos últimos anos.

"Zico era muito bom, e agora Messi e Cristiano Ronaldo são grandes jogadores, mas nos últimos anos o jogador mais completo que vi foi Zidane", comentou.

O Fórum de Gestão Esportiva reúne durante dois dias em São Paulo dirigentes, acadêmicos e empresários do esporte de vários países, entre eles o ex-atacante Ronaldo. O evento é organizado pela escola de negócios IESE, da Espanha, e sua filial brasileira, ISE, com o patrocínio do Santander Brasil.