Topo

Após empate, Atlético e Real jogam todas as fichas por título da Supercopa

21/08/2014 11h58

Madri, 21 ago (EFE).- O primeiro título da temporada do futebol espanhol será decidido nesta sexta-feira a partir das 16h (horário de Brasília), quando Atlético de Madrid e Real Madrid duelarão pela segunda partida da Supercopa da Espanha, no estádio Vicente Calderón, três dias depois de empate em 1 a 1 no Santiago Bernabéu.

Com o resultado da primeira partida, a equipe 'colchonera' começa o jogo com a mão na taça, com o empate sem gols, que o favorece. Nova igualdade em um gol fará a decisão ir para a prorrogação. Qualquer outro placar igual fará o time 'blanco' garantir a taça.

A grande interrogação quanto ao jogo era sobre a presença do atacante português Cristiano Ronaldo, que só jogou 45 minutos na terça-feira, sendo substituído por causa de uma sobrecarga muscular, de acordo com informações do clube. O técnico Carlo Ancelotti, contudo, confirmou a presença do craque.

"Hoje (quinta-feira) ele treinou bem. Fez uma sessão normal e está disponível. Pode começar no 11 titular", explicou o comandante.

Resta saber quem acompanhará o camisa 7, já que Ancelotti montou a equipe de maneira diferente na ida contra o Atlético e na Supercopa Europeia, quando o Real venceu o Sevilla por 2 a 0, atuando com formação bem mais ofensiva.

Neste segundo jogo, disputado no dia 12, o clube contou com três meias armadores, Kroos, Modric e James Rodríguez, e dois laterais marcadores, Carvajal e Fábio Coentrão. Uma semana depois, o colombiano saiu para dar lugar ao volante Xabi Alonso, enquanto Marcelo ganhou a vaga no lado canhoto da defesa.

Segundo a imprensa espanhola, o comandante ainda não definiu a escalação, e muitas muidanças podem ser feitas com relação ao último duelo, Keylor Navas, Raphael Varane, Coentrao, Ángel Di María, James Rodríguez e Isco poderão entrar em campo.

A situação do meia-atacante argentino, destaque da reta final da última temporada, em que o Real garantiu o título da Copa do Rei da Espanha e da Liga dos Campeões, é complicada, afinal, o próprio Ancelotti revelou pedido do jogador para deixar o clube. Paris Saint-Germain e Manchester United seriam destinos possíveis.

No Atlético, o gol feito por Raúl García no fim da partida no Santiago Bernabéu aumentou as esperanças de conquistar o título, encerrando jejum de 29 anos. A última taça da Supercopa que o clube conquistou foi em 1985, com vitória sobre o Barcelona por 3 a 1, e posterior derrota por 1 a 0.

O resultado igual do duelo de ida não mudou a opinião do técnico argentino Diego Simeone de que conseguir superar o rival mais poderoso financeiramente é uma façanha para o clube 'colchonero'.

"Não gosto de mentir para os torcedores e uma coisa é clara: não podemos competir com Real Madrid e Barcelona. Nossos rivais (na Espanha) são Sevilla, Valencia e Athletic Bilbao", avaliou o comandante campeão nacional.

Assim como o colega Ancelotti, o técnico do Atlético também tem dúvida para o jogo. A principal é na lateral esquerda, em que Cristian Ansaldi poderá substituir Guilherme Siqueira que apresentou muito nervosismo na terça-feira e foi mal.

Quase certa é a entrada do atacante francês Antoine Griezmann, no lugar do jovem Saúl Ñiguez, aposta de Simeone no jogo de ida. A mudança suporia um time mais ofensivo. Se optar pela cautela, Arda Turan, que não atuou no Bernabéu por estar suspenso e se recuperando de lesão, poderia ser utilizado.

Prováveis escalações:

Atlético de Madrid: Moyá; Juanfran, Miranda, Godín e Ansaldi (ou Guilherme Siqueira); Raúl García, Gabi, Mario Suárez e Koke; Griezmann e Mandzukic. Técnico: Diego Simeone.

Real Madrid: Casillas; Arbeloa, Pepe, Sergio Ramos e Fábio Coentrão; Kroos, Modric e Rodríguez; Bale, Cristiano Ronaldo e Benzema. Técnico: Carlo Ancelotti.

Árbitro: David Fernández Borbalán, auxiliado por Raúl Cabañero Martínez e Jorge Canelo Prieto.

Estádio: Vicente Calderón, em Madri (Espanha).