Topo

Arsenal, Athletic Bilbao e Bayer Leverkusen se garantem na fase de grupos

27/08/2014 18h53

(Atualiza com resultado de Ludogorets e Steaua Bucareste).

Redação Central, 27 ago (EFE).- Com gol do atacante chileno Alexis Sánchez, o Arsenal venceu o Besiktas nesta quarta-feira por 1 a 0 e se garantiu na fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa, assim como o Athletic Bilbao, que superou de virada o Napoli por 3 a 1, e o Bayer Leverkusen, que goleou o Copenhague por 4 a 0.

Após empate sem gols fora de casa, os 'Gunners' entraram em campo no Emirates Stadium com obrigação de vencer. Após muito pressionar, coube ao mais badalado reforço da equipe nesta temporada balançar as redes, aos 46 minutos do primeiro tempo.

O gol salvador de Alexis Sánchez, aliás, foi o primeiro do jogador pelo clube londrino, que se garantiu como cabeça de chave da fase de grupos. De acordo com o coeficiente da Uefa, o Arsenal ficará no primeiro pote do sorteio da Liga dos Campeões e escapará de Real Madrid, Barcelona e Bayern de Munique, por exemplo.

A definição dos clubes que comporão as oito chaves do torneio continental acontecerá nesta sexta-feira às 12h45 (horário de Brasília), em Monaco.

O Athletic Bilbao, que havia arrancado empate com o Napoli em 1 a 1, na Itália, tomou susto jogando em casa, ao sofrer gol do meia eslovaco Marek Hamsik aos 2 minutos do segundo tempo.

A virada da equipe espanhola veio com dois gols de Aritz Aduriz e um de Ibai Goméz. Em um dos lances, que acabou gerando o segundo gol do Athletic, o goleiro Rafael, convocado por Dunga para os amistosos da seleção brasileira contra Colômbia e Equador, apareceu negativamente ao trombar com o zagueiro Raúl Albiol.

Equipe que entrou em campo na situação mais confortável, o Bayern Leverkusen voltou a vencer o Copenhague, desta vez por 4 a 0, e garantiu vaga na fase de grupos, após ter derrotado o rival por 3 a 2, fora de casa.

O sul-coreano Son Heung-Min, o turco Hakan Çalhanoglu, e o alemão Stefan Kiessling, duas vezes, fizeram os gols do time alemão.

O Malmö, que havia sido derrotado na ida pelo Red Bull Salzburg por 2 a 1, venceu o jogo de volta por 3 a 0, em casa, e recolocou a Suécia na fase de grupos após 14 anos. O último clube do país que havia participado da etapa principal do torneio foi o Helsingborg.

O grande destaque da partida foi o meia Magnus Eriksson, que anotou belo gol em chute de longa distância. O atacante Markus Rosenberg completou o placar, balançando as redes duas vezes, uma delas de pênalti.

Um dos grandes momentos da rodada da 'Champions', no entanto, aconteceu na partida entre Ludogorets, da Bulgária, e Steaua Bucareste, da Romênia, em que o zagueiro romeno Cosmin Moti fez história ao defender dois pênaltis e ajudar a garantir o time verde e branco na fase de grupos.

O jogador de 29 anos, foi o escolhido para jogar como goleiro aos 14 minutos do segundo tempo da prorrogação, depois que o titular da posição, Vladislav Stoyanov, foi expulso. Naquele momento, o placar da partida marcava 1 a 0 para o time búlgaro, que jogando em casa, devolvia a derrota sofrida na ida.

O grande nome da noite até ali era o do meia Wanderson, ex-Portuguesa, que havia balançado as redes aos 45 minutos do segundo tempo, colocando o Ludogorets em vantagem. O placar acabou levando o jogo para a prorrogação, e a manutenção da igualdade acabou resultando em pênaltis.

Moti foi justamente o primeiro a cobrar, marcando gol. Logo depois, não conseguiu defender a cobrança de Keserü. Para piorar, Wanderson desperdiçou sua penalidade, colocando a responsabilidade nas costas do companheiro. O zagueiro/goleiro, no entanto, deu conta do recado e defendeu a bola batida por Pirvulescu.

Depois disso, foram nove acertos em sequência, inclusive dos brasileiros Júnior Caiçara e Marcelinho, ambos do Ludogorets. Quando Fábio Espinho marcou o sexto gol do time búlgaro, um erro do Steaua valeria a classificação. E foi o que aconteceu, quando Rapa cobrou e Moti fez a defesa, com muito estilo.

Confira os resultados dos jogos de volta do playoff da Liga dos Campeões da Europa.

IDA.

---.

Terça-feira.

APOEL Nicosia (CHP) 4 - AaB (DIN) 0 1-1.

BATE Borisov (BLR) 3 - Slovan Bratislava (ESQ) 0 1-1.

Celtic (ESC) 0 - Maribor (ESL) 1 1-1.

Porto (POR) 2 - Lille (FRA) 0 1-0.

Zenit São Petersburgo (RUS) 3 - Standard de Liège (BEL) 0 1-0.

Quarta-feira.

Arsenal (ING) 1 - Besiktas (TUR) 0 0-0.

Athletic Bilbao (ESP) 3 - Napoli (ITA) 1 1-1.

Bayer Leverkusen (ALE) 4 - Copenhague (DIN) 0 3-2.

Malmö (SUE) 3 - Red Bull Salzburg (AUT) 0 1-2.

Ludogorets (BUL) 1 - Steaua Bucareste (ROM) 0 0-1 (+).

(+) Ludogorets se classificou nos pênaltis.