Topo

Benfica e Zenit buscam bom início em grupo da Liga que promete equilíbrio

15/09/2014 18h04

Lisboa/Moscou, 15 set (EFE).- Benfica e Zenit São Petersburgo iniciam nesta terça-feira suas campanhas nesta edição da Liga dos Campeões da Europa, tentando garantir vantagem no grupo C, que promete ser um dos mais equilibrados da competição, e que conta também por Bayer Leverkusen e Monaco.

O encontro, que acontecerá no Estádio da Luz, será marcado pelo retorno à antiga casa de três ex-jogadores do time lisboeta, que agora jogam pela equipe russa: o zagueiro argentino Ezequiel Garay, o volante espanhol Javi García e o meia belga Axel Witsel.

Ainda com a camisa das Águias, eles participam da vitória encarnada sobre o Zenit nas oitavas de final da competição, na temporada 2011/2012, por 4 a 3 no placar agregado.

O duelo colocará frente a frente estratégias diferentes na montagem dos elencos. O Benfica aposta na contratação de jovens promessas, enquanto o Zenit investe pesado na aquisição de atletas já consagrados.

Um dos mais recentes investimentos do atual vice-campeão da Liga Europa foi o meia-atacante Anderson Talisca, contratado junto ao Bahia, e que marcou três gols na última partida do Benfica pelo Campeonato Português contra o Vitória de Setúbal.

Em comparação com a temporada passada, o técnico português Jorge Jesus mexeu pouco no time. O volante grego Andrea Samaris chegou para acompanhar o argentino Enzo Pérez no meio-campo e o português Eliseu entrou na lateral esquerda.

A maior dúvida está no gol. O ex-goleiro da seleção brasileira Júlio César trabalha para estar 100% e estrear por seu novo clube. Caso isso não ocorra, o criticado Artur será mantido como titular.

Já Zenit viaja para Portugal disposto a se vingar da eliminação em 2011/2012. Para cumprir esse objetivo, dois ex-integrantes do Porto, grande rival do Benfica, são considerados fundamentais.

Um deles é o técnico português André Vilas Boas, que já conquistou um Campeonato Português e uma Liga Europa pelos Dragões. O outro é o atacante Hulk, que já balançou a rede do Benfica várias vezes quando atuou pelo principal rival do clube lisboeta.

O time de São Petersburgo, que deixou escapar o título na liga russa na última rodada em 2013/2014, deslanchou no início da atual temporada, vencendo todos os seus sete jogos até o momento. A consolidação da liderança isolada veio no sábado, com a sofrida vitória sobre o Dínamo de Moscou por 3 a 2.

Outra boa notícia da partida foi o retorno de Arshavin ao time de titular, reconquistando a confiança de Vilas Boas ao marcar um dos gols do duelo. Com a chegada de Garay e Javi García nesta temporada, a equipe russa também reforçou seu sistema defensivo.

O Zenit não esconde que nesta temporada o objetivo é tirar o título russo das mãos do CSKA Moscou, e avançar ao máximo na competição continental.

No outro duelo do grupo, o cada vez mais fragilizado Monaco, que teve a saída de suas principais estrelas, recebe o ofensivo Bayer Leverkusen, um dos candidatos à disputa do título do Campeonato Alemão.

Sem Falcao Garcia e James Rodríguez, o time do principado, antes favorito no Campeonato Francês, começou mal a liga e soma apenas quatro pontos em cinco jogos, ocupando a 19ª posição na classificação.

Já a equipe vermelha e negra lidera o Campeonato Alemão, ao lado do Bayern de Munique, com sete pontos, marcando nove gols em apenas três jogos.

O novo técnico Roger Schmidt tem escalado o time ofensivo, com objetivo de pressionar os adversários em todo o campo, aproveitando a velocidade do alemão Karim Bellarabi e e do sul-coreano Son Heung-Min para explorar contra-ataques.

Prováveis escalações:.

Benfica: Artur; Maxi Pereira, Luisão, Jardel e Eliseu; Salvio, Samaris, Enzo Pérez e Gaitán; Talisca e Lima. Técnico: Jorge Jesus.

Zenit: Lodiguin; Smolnikov, Garay, Lomberts e Criscito; Witsel, Shatov, Javi García e Danny; Hulk e Rondón. Técnico: André Villas-Boas.

Árbitro: Svein Oddvar Moen (Noruega), auxiliado pelos compatriotas Kim Thomas Haglund e Frank Andas.

Estádio: Estádio da Luz, em Lisboa (Portugal).