Topo

Barcelona tenta iniciar nova era vencendo APOEL em estreia na 'Champions'

16/09/2014 12h38

Barcelona (Espanha), 16 set (EFE).- Renovado e já embalado, o Barcelona estreará nesta quarta-feira na Liga dos Campeões da Europa, jogando em casa contra o frágil APOEL Nicosia, na abertura do grupo F da competição, que ainda tem Ajax e Paris Saint-Germain, que se enfrentarão em Amsterdã, na Holanda.

Desde meados de 2012, quando o clube catalão ficou sem o técnico Josep Guardiola, Tito Vilanova, Jordi Roura e Gerardo Martino passaram pelo banco e não tiveram grande sucesso. Agora, a missão é de Luis Enrique, ex-jogador azulgrená, que trouxe reforços e também apostou em nova fornada de jovens lapidados em "La Masía".

Nada mudou com relação a liderança do argentino Lionel Messi, mas o astro agora tem um companheiro de ataque mais maduro: Neymar. O brasileiro foi bem em sua primeira temporada, mas vem mostrando nos últimos jogos que está pronto para estar à altura do camisa 10.

No sábado, contra o Athletic Bilbao, o ex-atacante do Santos entrou no segundo tempo - foi poupado depois de viagem desgantante para os Estados Unidos, onde defendeu a seleção brasileira -, e balançou as redes duas vezes, sempre assistido por Messi, garantindo vitória por 2 a 0, que valeu a ponta isolada no Campeonato Espanhol.

Outras novidades no elenco estão espalhados por todos os setores. No time titular, o goleiro chileno Claudio Bravo, o zagueiro francês Jéremy Mathieu e o meia croata Ivan Rakitic deverão aparecer. Todos foram contratados para esta temporada. Já o goleiro alemão Marc-André ter Stegen deverá ficar no banco.

Já o zagueiro e lateral-esquerdo belga Thomas Vermaelen e o atacante uruguaio Luis Suárez estão fora, o primeiro por estar contundido e o segundo por suspensão imposta pela Fifa. Já o lateral-direito brasileiro Douglas, que não foi relacionado para encarar o Athletic, está disponível.

Enquanto as contratações vão se adaptando ao clube, alguns jovens vão ganhando espaço com Luis Enrique, com destaque para o meia brasileiro Rafinha, filho do ex-jogador da seleção Mazinho, e o atacante espanhol Munir El Haddadi, que é a grata surpresa da temporada.

A principal dúvida de Luis Enrique para o jogo desta é quanto a possibilidade de utilizar o lateral-direito Daniel Alves, que se recupera de problema no joelho. Caso o brasileiro não atue, Martín Montoya será titular.

O APOEL, por sua vez, é uma das equipes mais modestas da fase de grupos da Liga dos Campeões. Em sua terceira participação, o time do Chipre aposta, como muitos outros, nos brasileiros. São cinco no total, com destaque para o meia-atacante Manduca, revelado nas divisões de base do Grêmio.

Em outro jogo desta terça-feira pela chave, Ajax e Paris Saint-Germain duelarão na Amsterdam Arena. As duas equipes buscam encontrar na Liga dos Campeões a estabilidade para se dar bem na temporada.

O Ajax, em cinco jogos, já perdeu duas vezes pelo Campeonato Holandês, inclusive o clássico para o PSV Eindhoven. Para piorar, o clube, que está sem o atacante dinamarquês Viktor Fischer, lesionado, não deverá contar com o meia Riechedly Bazoer.

O PSG, por sua vez, ainda não perdeu, mas só venceu dois dos cinco compromissos que disputou no Campeonato Francês. O empate do último fim de semana com o Rennes em 1 a 1, deixou a equipe apenas na quinta colocação, o que parece pouco diante dos investimentos feitos na aquisição de jogadores.

Prováveis escalações:

Barcelona: Bravo; Daniel Alves (ou Montoya), Mathieu, Mascherano e Alba; Busquets, Iniesta e Rakitic; Rafinha, Messi e Neymar. Técnico: Luis Enrique.

APOEL Nicosia: Urko; Mario Sergio, João Guilherme, Carlão e Antoniadis; Tiago Gomes, Nuno Morais, Vinícius e Manduca; Sheridan e De Vincenti. Técnico: Giorgos Donis.

Árbitro: Deniz Aytekin (Alemanha), auxiliado pelos compatriotas Guido Kleve e Markus Häcker.

Estádio: Camp Nou, em Barcelona (Espanha).