Topo

Real Madrid goleia Basel em casa e começa Liga dos Campeões com pé direito

16/09/2014 18h08

(Atualiza com resultado de Liverpool e Ludogorets e ficha técnica).

Madri, 16 set (EFE).- Muito à vontade na Liga dos Campeões da Europa, o Real Madrid deixou de lado o mau começo no Campeonato Espanhol, e venceu com autoridade nesta terça-feira o Basel, por 5 a 1, em jogo válido pelo grupo B, que foi disputado no estádio Santiago Bernabéu.

Em primeiro tempo avassalador, o atual campeão marcou com Marek Suchy, contra, Gareth Bale, Cristiano Ronaldo e James Rodríguez antes do intervalo. O atacante paraguaio Derlis Gonzalez descontou para a equipe suíça. Na etapa complementar, Karim Benzema fechou a goleada.

Esta é apenas a terceira vitória do Real em sete jogos oficiais na temporada. Campeão da Supercopa da Europa, a equipe já foi derrotada duas vezes no Espanhol, competição em que ocupa apenas a 13ª colocação. Além disso, o campeão da 'Champions' foi batido pelo Atlético de Madrid na Supercopa da Espanha.

O time espanhol assumiu com o resultado a liderança da chave, com três pontos e quatro gols de saldo. Logo atrás aparece o Liverpool, que sofreu muito, mas venceu em casa o Ludogorets por 2 a 1, com gol de pênalti de Steven Gerrard, aos 48 minutos do segundo tempo.

Hoje, o início da defesa do título continental começou para o Real com cinco alterações no time que encarou o Atlético de Madrid, na decisão da temporada passada. Nacho Fernández, Pepe, Marcelo, Kroos e James Rodríguez atuaram nos lugares de Carvajal, Varane, Coentrão, Khedira e Di María. No Basel, a figurinha mais conhecida era o zagueiro argentino Samuel, ex-jogador 'blanco'.

Desde o primeiro momento da partida, o campeão europeu mostrou que estava disposto a mandar no jogo. Do outro lado, o time suíço até tentava surpreender no contra-ataque, mas dava espaços demais enquanto avançava, o que se provou ser letal.

Aos 14 minutos, em jogada pela direita, James Rodríguez acionou com toque de calcanhar o lateral-direito Nacho Fernández, que tentou cruzar para o meio da área. A bola do espanhol, no entanto, tocou na mão do zagueiro Suchy e matou o goleiro Vaclik.

O gol destroçou o Basel e fez abrir a porteira para o Real, que ampliou aos 30. Após lindo lançamento de Modric para Bale, o galês deu leve toque por cima de Vaclik e antes de a bola cruzar a linha, ainda escorou para marcar.

Logo no minuto seguinte, o time da casa anotou outro, em jogada iniciada pelo meia croata, que passou pelos pés de Bale e terminou com conclusão para Cristiano Ronaldo fazer o terceiro.

Até então apagado, James Rodríguez entrou em cena aos 37 minutos do primeiro tempo. Em contra-ataque rápido, CR7 recebeu na direita, acionou Benzema que chutou para defesa de Vaclik. No rebote, o colombiano empurrou para o fundo das redes.

O Basel conseguiu responder logo no minuto seguinte, quando Derlis González foi acionado entre a dupla de zaga do Real, formada por Pepe e Sergio Ramos, e fuzilou Casillas, descontando o placar.

No segundo tempo, o panorama do jogo mudou completamente, com o time visitante até tentando agredir, mas sem demonstrar muita força para isso. Por outro lado, os astros do Real reduziram o ritmo, criando poucas oportunidades.

Aos 21, após falha de Varane, que havia acabado de entrar no lugar de Sergio Ramos, González ficou cara a cara com Casillas, que fez ótima defesa. O goleiro espanhol, aparentemente, fez ali as pazes com a torcida, que o vinha criticando pelas últimas atuações.

O jogo se encaminhava para o fim, quando Cristiano Ronaldo e Benzema iniciaram bela tabelinha, que resultou com o francês recebendo na área e soltando a bomba para anotar o quinto gol do campeão.

Ficha técnica.

Real Madrid: Casillas; Nacho Fernández, Pepe, Sergio Ramos (Varane) e Marcelo; Modric (Ilarramendi), Kroos e James Rodríguez; Bale, Cristiano Ronaldo e Benzema (Hernández). Técnico: Carlos Ancelotti.

Basel: Vaclik; Schar, Samuel (Kakitani) e Suchy; Xhaka, Elneny, Frei (Delgado) e Safari; González, Suffi e Streller (Embolo). Técnico: Paulo Sousa.

Árbitro: Damir Skomina (Eslováquia), auxiliado pelos compatriotas Jure Praprotnik e Robert Vukan.

Gols: Suchy (contra), Bale, Cristiano Ronaldo, James Rodríguez e Benzema (Real Madrid); González (Basel).

Cartões amarelos: Pepe (Real Madrid); Elneny, Samuel e Xhaka (Basel).

Estádio: Santiago Bernabéu, em Madri (Espanha).