Topo

Dunga convoca 22 e renova laterais para duelos com Argentina e Japão

17/09/2014 11h43

(Corrige segundo parágrafo).

Rio de Janeiro, 17 set (EFE).- Dunga convocou nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, 22 jogadores para o duelo com a Argentina, pelo Superclássico das Américas, que será disputado na China, e para o amistoso com o Japão, que acontecerão nos dias 11 e 14 de outubro, respectivamente.

As grandes novidades da lista são dois jovens laterais, Mário Fernandes, atleta de 23 anos do CSKA Moscou, e Dodô, de 22 anos, que atua na Inter de Milão. O primeiro foi alvo de polêmica em 2011, quando recusou ser chamado por Mano Menezes, justamente para a competição com o país vizinho.

Dunga, no entanto, evitou condenar o jogador, que na época atuava no Grêmio, preferindo elogiar suas qualidades, principalmente as que foram aprimoradas desde 2012, quando aconteceu a transferência do time gaúcho para o atual campeão do Campeonato Russo.

"Teve esse episódio um tempo atrás, era um jogador jovem, só que todos nós temos uma segunda oportunidade. Não podemos sacrificar ninguém. Já está a mais de três anos no futebol russo, frio, difícil e ele tem o comportamento ideal. Joga como lateral-lateral, marca para depois apoiar", disse o técnico.

Já a análise sobre o outro novato, que nunca havia sido convocado para a seleção brasileira, foi mais curta. Dunga preferiu dar algumas informações sobre currículo do jogador, que foi revelado no Corinthians, passou pela Roma e desde o início desta temporada veste a camisa da Inter de Milão.

"O Dodô tem características mais ofensivas, sabe subir bem ao ataque e passou também pelas divisões de base da seleção brasileira", disse o capitão do tetracampeonato mundial.

Dois jogadores cortados da última convocação, Hulk, do Zenit São Petersburgo, que não atuou contra Colômbia e Equador por estar lesionado, e Maicon, que só jogou a primeira partida e depois foi desligado do grupo por causa de problemas disciplinares, ficaram de fora.

Com relação ao atacante do clube russo, o técnico garantiu que a não-convocação nada tem a ver com o fato de o atleta ter entrado em campo antes do período de ausência informado pelo departamento médico do Zenit. Segundo Dunga, a estimativa era que Hulk ficasse de quatro a seis semanas parado.

"A competitividade dentro da seleção brasileira é importante. No momento de alguma situação adversa, surge a oportunidade. No momento em que um aproveita a oportunidade, o outro vai ter que esperar", alertou o técnico.

Confira a convocação para os jogos contra Argentina e Japão.

Goleiros: Jefferson (Botafogo) e Rafael Cabral (Napoli-ITA).

Laterais: Danilo (Porto-POR), Mário Fernandes (CSKA Moscou-RUS), Dodô (Inter de Milão-ITA) e Filipe Luís (Chelsea-ING).

Zagueiros: David Luiz e Marquinhos (Paris Saint-Germain-FRA), Gil (Corinthians) e Miranda (Atlético de Madrid-ESP).

Meias: Elias (Corinthians), Fernandinho (Manchester City-ING), Luiz Gustavo (Wolfsburg-ALE), Ramires, Oscar e Willian (Chelsea-ING), Éverton Ribeiro (Cruzeiro) e Philipe Coutinho (Liverpool-ING).

Atacantes: Diego Tardelli (Atlético Mineiro), Neymar (Barcelona-ESP), Ricardo Goulart (Cruzeiro) e Robinho (Santos).