Topo

Hamilton vence em Cingapura e é novo líder do Mundial; Massa fica em 5º

21/09/2014 13h10

Redação Central, 21 set (EFE).- O inglês Lewis Hamilton (Mercedes) venceu o Grande Prêmio de Cingapura neste domingo e, favorecido pelo abandono de seu companheiro de equipe, o alemão Nico Rosberg, é o novo líder do Mundial de pilotos, enquanto o brasileiro Felipe Massa (Williams) completou a prova na quinta colocação.

Hamilton largou na pole no circuito de Marina Bay e conseguiu sua sétima vitória no ano (a 29ª da carreira). Faltando cinco provas para o final do campeonato, Hamilton lidera, com 241 pontos, três a mais que Rosberg, que abandonou a corrida na 14ª volta devido a um problema eletrônico no volante.

O pódio teve ainda os dois pilotos da Red Bull: o alemão Sebastian Vettel ficou em segundo e o australiano Daniel Ricciardo em terceiro. O espanhol Fernando Alonso (Ferrari) ficou em quarto lugar, enquanto Massa, que conseguiu terminar a prova mesmo com pneus desgastados, fez uma boa corrida e foi quinto.

O calvário de Rosberg em Cingapura começou antes mesmo da largada. O alemão alinhou o carro para a volta de apresentação, mas não conseguiu dar a partida. Ele então largou do pit lane e se arrastou na pista até abandonar a prova.

Nem por isso a vitória de Hamilton foi fácil. Na volta de número 31, uma batida entre o mexicano Sergio Pérez (Force India) e o alemão Adrian Sutil (Sauber) obrigou a entrada do safety car na pista. Alguns pilotos aproveitaram para trocar pneus, o que não foi feito pelo campeão mundial de 2008.

Quando finalmente parou, na 52ª volta, o britânico voltou atrás de Vettel. No entanto, com pneus mais novos que o do concorrente, o piloto da Mercedes foi para cima e retomou a ponta duas voltas depois para não perdê-la mais.

Massa, por sua vez, soube economizar pneus, fez uma parada a menos que a maior parte dos pilotos e obteve a quinta posição. No Mundial, o brasileiro continua em nono, com 65 pontos. Seu companheiro de equipe, o finlandês Valtteri Bottas, foi apenas 11 em Cingapura e caiu para sexto no campeonato, com 122.