Topo

Flamengo vence campeão europeu e conquista Copa Intercontinental de basquete

28/09/2014 14h32

Rio de Janeiro, 28 set (EFE).- O Flamengo venceu neste domingo o Maccabi Tel Aviv por 90 a 77, na HSBC Arena, no Rio de Janeiro, reverteu desvantagem de três pontos sofrida no primeiro jogo, dois dias atrás, e conquistou assim a Copa Intercontinental, que equivale ao campeonato mundial de clubes.

Na sexta-feira, o time rubro-negro, atual campeão estadual, brasileiro e da Liga das Américas, havia sido derrotado por 69 a 66, com virada sofrida nos instantes finais. Com o resultado, era necessário vencer hoje por quatro pontos, ou devolver os três pontos e levar o jogo para a prorrogação.

Antes do Fla, apenas o Sírio havia conquistado o mundial. Em 1979, a equipe paulista chegou ao título derrotando na decisão o Bosna, da extinta Iugoslávia, em competição disputada em São Paulo.

O grande nome do rubro-negro na decisão foi o armador argentino Nicolas Laprovittola, que anotou 24 pontos e deu seis assistências. Também brilharam o pivô americano Jerome Meyinsse, com 22 pontos e seis rebotes, e o armador argentino Walter Herrmann, com 13 pontos, cinco rebotes e duas assistências.

O cestinha do jogo, no entanto, foi o armador americano Jeremy Pargo, que anotou 28 pontos. O atleta do Maccabi, no entanto, foi o jogador que mais arremessos fez no jogo: 16.

Além de Laprovittola, Meyinsse e Herrmann, entraram em quadra pelo Flamengo hoje, outros oito jogadores atuaram pelo novo campeão mundial: Marcelinho Machado (1 ponto), Marquinhos (10), Danielzinho (0), Vitor Benite (6), Olivinha (10), Gegê (3), Cristiano Felício (1) e Derrick Caracter (4).

O rubro-negro agora terá pela frente três compromissos pela pré-temporada da NBA. A equipe encarará em 8 de outubro o Phoenix Suns, no US Airways Center, sete dias depois o Orlando Magic, no Amway Center, e em 17 de outubro o Memphis Grizzlies, no FedExForum. EFE

bg/rd