Topo

Chelsea abusa das chances perdidas, mas vence Sporting e lidera o grupo G

30/09/2014 17h53

Lisboa, 30 set (EFE).- A atuação não foi do nível das apresentadas no Campeonato Inglês, em que é líder com alguma folga, mas mesmo assim o Chelsea conquistou sua primeira vitória nesta edição da Liga dos Campeões ao bater o Sporting por 1 a 0 no estádio Alvalade nesta terça-feira, em jogo válido pelo grupo G.

O campeão europeu da temporada 2011/2012 criou muitas chances de gol e poderia ter construído um placar elástico, mas Diego Costa, que ainda não marcou nesta 'Champions', Schürrle, Oscar e Salah falharam feio em oportunidades claras, e o único a balançar a rede foi Matic, ex-jogador do Benfica, rival dos 'Leões', ainda no primeiro tempo.

Em quatro partidas disputadas por essa chave até agora, três terminaram empatadas, entre elas o 1 a 1 entre Schalke 04 e Maribor, também nesta terça, em Gelsenkirchen, na Alemanha. Bohar abriu o placar para os visitantes, e Huntelaar marcou para os donos da casa. Dessa forma, o Chelsea assumiu a condição de líder isolado, com quatro pontos, dois a mais que o time alemão e o esloveno. O Sporting segura a lanterna, com um.

A terceira rodada do grupo G está marcada para o dia 20 de outubro, quando os 'Blues' receberão o campeão da Eslovênia, e o vice-campeão português buscará a reabilitação na Alemanha, diante do Schalke.

O Sporting pôde jogar com força máxima e repetiu o time do empate com o Porto na última sexta-feira, pelo Campeonato Português. No Chelsea, a principal ausência foi o meia Ramires, com dores no quadril.

Quanto a brasileiros, o time da casa teve o zagueiro Maurício, ex-Palmeiras, enquanto nos 'Blues' o lateral-esquerdo Filipe Luis e o meia Oscar foram titulares, assim como o atacante naturalizado espanhol Diego Costa. Já o também meia Willian ficou no banco e entrou no segundo tempo.

Diego Costa vive um começo de temporada avassalador, como artilheiro do Campeonato Inglês, mas perdeu uma chance incrível logo com dois minutos de bola rolando. O centroavante foi lançado por Oscar e saiu livre na cara de Rui Patrício, mas chutou em cima do goleiro.

O Chelsea se sentia à vontade no Alvalade e se mantinha no campo de ataque, mas desperdiçava oportunidades. Aos 14, Oscar serviu mais um, desta vez Schürrle, mas o alemão também vacilou de frente para Rui Patrício, que não se deixou ser driblado e defendeu.

Aos 19, enfim, o Sporting deu o ar da graça no campo de ataque. Jonathan Silva cruzou da esquerda na medida para Slimani, que até se posicionou bem, mas parou em Courtois. O goleiro belga, que vem deixando o tcheco Petr Cech no banco, pegou em dois tempos.

A resposta da equipe londrina veio em três minutos, e por pouco não foi fatal. Hazard avançou como quis pela direita e cruzou por baixo até Schürrle, que, de frente para a meta, pegou mal na bola e arrematou à direita.

Com tantos homens de talento no setor ofensivo, o Chelsea não passaria a noite toda em Lisboa perdendo gols, e o placar foi aberto aos 33. Hazard sofreu falta na ponta esquerda, Fàbregas cobrou com um levantamento, e Matic apareceu por trás dos defensores no segundo pau para cabecear por cima do goleiro e fazer 1 a 0.

O Sporting reagiu imediatamente, mas não conseguiu o empate. Aos 36, Adrien passou para Slimani, que, de costas para o gol, girou e chutou à direita do alvo.

Uma derrota em casa complicaria a situação do time lisboeta, que empatara com o Maribor na estreia. Assim, os donos da casa se soltaram mais na volta do intervalo, e logo aos dois minutos Nani incomodou com uma tentativa de fora, mas encobriu a meta.

O problema de atacar mais era deixar espaços atrás. Para sorte do Sporting, Oscar superou Diego Costa e Schürrle no prêmio "maior chance desperdiçada". Filipe Luis lançou do campo de defesa e deixou o compatriota em grandes condições de ampliar, mas ele também bateu em cima de Rui Patrício.

O castigo por pouco não foi dado um minuto depois. Dentro da área, Slimani abriu na ponta esquerda com Nani, que até acertou a rede, mas pelo lado de fora.

A equipe anfitriã não conseguiu manter a intensidade por muito tempo, e o ritmo da partida caiu. Aos 22, em lance confuso na ponta esquerda do ataque da equipe anfitriã, Carrillo se "embolou" com Fàbregas dentro da área e pediu pênalti, que não foi dado. O meia espanhol abandonou o lance e por pouco Jonathan Silva não aproveitou. Ivanovic corrigiu tudo.

Com o Sporting cada vez mais entregue, a partida voltou a ficar movimentada nos minutos finais, quando o Chelsea voltou a incomodar. Diego Costa apareceu duas vezes, aos 35 e aos 38 minutos, mas na primeira bateu para fora e na segunda parou no carrinho de Rui Patrício. Aos 40, foi Filipe Luis quem finalizou cruzado, tirando tinta da trave esquerda.

O último suspiro dos 'Leões' foi dado aos 42, com Nani. Grande nome do time de Lisboa na temporada, o camisa 77 teve atuação discreta, mas por muito pouco não empatou. Ele cortou da direita para o meio e, de pé esquerdo, mandou raspando o travessão de Courtois, que só olhou.

Para não perder o hábito, o Chelsea ainda falhou em mais um lance claro de gol, aos 47. Fàbregas trocou entre os defensores até Salah. Sozinho, o egípcio, que entrara em lugar de Hazard, fez como seus colegas de equipe: arrematou em cima do goleiro.

Ficha técnica:.

Sporting: Rui Patrício; Cédric, Maurício (Paulo Oliveira), Sarr e Jonathan Silva; William Carvalho, Adrien (Montero) e João Mário; Carrillo (Capel), Nani e Slimani. Técnico: Marco Silva.

Chelsea: Courtois; Ivanovic, Cahill, Terry e Filipe Luis; Matic e Fàbregas; Hazard (Salah), Schürrle (Willian) e Oscar (Mikel); Diego Costa. Técnico: José Mourinho.

Árbitro: Antonio Mateu Lahoz (Espanha), auxiliado pelos compatrioatas Pau Cebrián Devís e Roberto Díaz Pérez del Palomar.

Cartões amarelos: William Carvalho, João Mário, Maurício e Cédric (Sporting); Ivanovic, Hazard, Filipe Luis e Fàbregas (Chelsea).

Gol: Matic (Chelsea).

Estádio: Alvalade, em Lisboa (Portugal).