Topo

Em duelo de brasileiros, Shakhtar e Porto empatam, e colombiano rouba a cena

30/09/2014 19h43

(Corrige grafia de Shakhtar)

Lviv, 30 set (EFE).- Os brasileiros Alex Teixeira e Luiz Adriano bem que tentaram dar a vitória ao Shakhtar sobre o Porto, em jogo válido pelo grupo H na Liga dos Campeões nesta quarta-feira, mas a cena foi roubada pelo colombiano Jackson Martínez, que marcou duas vezes e empatou o confronto em 2 a 2 nos acréscimos.

Com o empate, a equipe ucraniana caiu para o terceiro lugar da classificação, com apenas dois pontos em duas rodadas. Os portugueses seguem na liderança, com quatro. No outro jogo do grupo, o BATE Borisov venceu o Athletic Bilbao por 2 a 1 e pulou para segundo, com três, enquanto os bascos somam apenas um ponto e aparecem em último.

No duelo recheado de brasileiros - na zaga do Porto e no ataque do Shakhtar -, mesmo jogando fora de casa, os 'Dragões' pressionaram desde os minutos iniciais, usando principalmente os lados do campo.

A primeira boa chance saiu dos pés do lateral-esquerdo Alex Sandro, que cruzou bem para o atacante camaronês Vicent Aboubakar, mas o cabeceio acabou nas mãos do goleiro ucraniano Andry Pyatov.

Depois, foi a vez do Porto atacar com Danilo. O lateral-direito avançou sem marcação e chutou forte, passando próximo da trave adversária. Douglas Costa tentou responder pelo Shakhtar aos 24. Ele arriscou de longa distância, assustando o goleiro Fabiano.

Apesar dos vários jogadores brasileiros em campo, o protagonista do primeiro tempo foi o argelino Yacime Brahimi. Aos 35, o meia foi derrubado na área pela zaga do Shakhtar. Ele mesmo cobrou o pênalti, no canto direito, e Pyatov fez a defesa.

A equipe ucraniana entrou determinada a vencer a partida na etapa final. E conseguiu abrir o placar logo aos 6 minutos. Depois de vacilo do meia espanhol Óliver Torres na saída, o zagueiro ucraniano Oleksandr Kucher conseguiu roubar a bola e tocou para Alex Teixeira, que completou para a rede.

Vendo que seu time sentiu o baque do gol, o técnico espanhol Julen Lopetegui colocou uma dupla de colombianos na partida. E, roubando a cena no confronto brasileiro, eles incendiaram o jogo.

O meia Juan Quinteiro teve ao menos duas chances de diminuir a vantagem ucraniana em chutes de longa distância. Mas quem acabou ampliando foi o Shakhtar. Aos 40 minutos, depois grande troca de passes envolvendo os brasileiros Alex Teixeira, Ilsinho e Bernard, a bola acabou com Luiz Adriano, que marcou o segundo.

No entanto, outro colombiano surgiu para atormentar a defesa dos 'Dragões'. Aos 43 minutos, o lateral-direito croata Dario Srna tocou com a mão na bola dentro da área e o juiz apitou. Jackson Martínez cobrou, diminuindo a vantagem ucraniana.

Nos acréscimos, aos 48, Martínez empatou o confronto. Tello fez boa jogada pela esquerda e cruzou na medida para o atacante deixar tudo igual.

Em Borisov, o BATE abriu 2 a 0 diante do Bilbao, com Polyakov, aos nove minutos do primeiro tempo, e Karnitski, aos 41. Aduriz ainda diminuiu quatro minutos depois, mas a reação da equipe espanhola não se concretizou.

Ficha técnica:.

Shakhtar: Pyatov; Srna, Kucher, Raitskiy e Márcio Azevedo; Stepanenko, Fernando, Douglas Costa (Bernard) e Alex Teixeira; Taison (Ilsinho) e Luiz Adriano. Técnico: Mircea Lucescu.

Porto: Fabiano; Danilo, Martins Indi, Maicon e Alex Sandro; Marcano (Quintero), Herrera, Brahimi (Adrian López), Óliver Torres e Tello; Aboubakar (Martínez). Técnico: Julen Lopetegui.

Cartões Amarelos: Kucher, Stepanenko, Srna, Fernando e Ilsinho (Shakhtar); Maicon e Óliver Torres (Porto).

Gols: Alex Teixeira e Luiz Adriano (Shakhtar); Martínez (2x) (Porto).

Estádio: Arena Lviv, em Lviv (Ucrânia).