Topo

Manchester City esboça superioridade, mas não supera invicta Roma no grupo E

30/09/2014 19h24

(Corrige lead)

Manchester, 30 set (EFE).- Apesar de superior na maior parte do jogo, o Manchester City não conseguiu superar a invicta Roma e, mesmo jogando com o apoio da torcida, acabou empatando por 1 a 1 em confronto válido pela segunda rodada do grupo E da Liga dos Campeões.

O atacante argentino Sergio Agüero abriu o placar, de pênalti. O italiano Francesco Totti igualou, se tornando o jogador mais velho a marcar em uma partida da 'Champions'.

Com o empate, o City passou a ocupar o terceiro lugar do grupo E, com apenas um ponto. A Roma subiu para quatro pontos e ocupa o segundo lugar, atrás do líder Bayern de Munique.

O gol do City nasceu em um pênalti infantil cometido pelo lateral Maicon aos 4 minutos do primeiro tempo. Após cruzamento da direita, o brasileiro puxou o atacante Sergio Agüero, que não alcançaria a bola. O próprio argentino cobrou, deslocou o goleiro e converteu.

O jogo seguiu morno até pelo menos os 20 minutos. Mesmo em desvantagem, a Roma continuava com uma postura defensiva e focava em esperar a equipe inglesa para explorar os contra-ataques.

O time do técnico espanhol Rudy Garcia começou a se soltar. E a estratégia mais ofensiva logo deu resultado.

Aos 23 minutos, o meia belga Radja Nainggolan avançou pelo centro do campo e viu a passagem do italiano Francesco Totti nas costas da zaga. O craque recebeu o lançamento e deu um toque com categoria para encobrir o goleiro inglês Joe Hart.

Com o gol, Totti, de 38 anos e três meses, se tornou o jogador mais velho a marcar em um jogo válido pela Liga dos Campeões, superando Ryan Giggs, que balançou a rede aos 37 anos e nove meses.

No entanto, se considerada também a Copa dos Campeões da Europa, embrião do atual torneio, o húngaro Férenc Puskás seria o recordista. Ele conseguiu a façanha aos 38 anos e cinco meses, quando atuava pelo Real Madrid, em 1965.

Após o empate, o City voltou a pressionar. Aos 35, Zabaleta iniciou jogada na direita e tocou para Yayá Touré, que viu o atacante Edin Dzeko na área. O bielorrusso recebeu e chutou, mas a bola foi bloqueada pelo zagueiro grego Kostas Manolas.

Aos 37 minutos, o City pediu outro pênalti. O espanhol David Silva avançou até a entrada da área e tocou para seu compatriota Jesús Navas. Ele cruzou rasteiro e, ao tentar cortar com um carrinho, a bola acabou tocando no braço de Manolas.

A Roma teve a chance de virar aos 41. O marfinense Gervinho apareceu bem pela direita e soltou uma bomba no alto. Hart se esticou para impedir o segundo gol da Roma e colocou escanteio.

Depois do intervalo, o City voltou com uma postura mais ofensiva e decidiu pressionar a saída de bola da Roma.

Mas a opção do técnico chileno Manoel Pellegrini não deu certo nos minutos iniciais da etapa final, quando a Roma perdeu três chances seguidas de tomar a liderança do placar.

Logo aos 4 minutos, Totti chutou firme de fora da área e assustou Hart. Na sequência, após boa troca de passes, bósnio Miralem Pjanic saiu na cara do goleiro inglês, que abafou o chute. Depois, ele tentou de novo, desta vez de longa distância, e a bola passou perto.

Após o susto, a equipe inglesa passou a dominar a partida e controlar principalmente o meio-campo depois da saída do atacante Dzeko e da entrada do meia Frank Lampard.

Aos 14, o brasileiro Fernandinho fez tabela rápida e invadiu a grande área com perigo. Na hora do chute, acabou travado pela defesa romanista.

A primeira participação de destaque de Lampard foi aos 21 minutos. O meia, ex-Chelsea, arriscou de fora da área. A bola desviou na defesa e quase enganou o goleiro, que fez bela defesa.

O lateral-esquerdo francês Gael Clichy foi à linha de fundo aos 30 minutos e cruzou rasteiro para a pequena área. O goleiro polonês Lukasz Skorupski, que foi titular no lugar de Morgan De Sanctis, lesionado, se esticou para cortar e afastar o perigo.

Lampard apareceu de novo aos 38. Ele recebeu na entrada da área e chutou, mas a bola passou longe do gol da Roma.

Pellegrini tentou a vitória nos minutos finais ao colocar sangue novo no ataque, substituindo Agüero por Stevan Jovetic.

Nos acréscimos, o montenegrino lançou o argentino Pablo Zabaleta na linha de fundo. O lateral cruzou na medida para David Silva, que teve boa chance para dar a vitória ao City, mas bateu mal.

No outro jogo do grupo, o Bayern de Munique venceu o CSKA em Moscou por 1 a 0. O atacante alemão Thomas Müller deu a vitória aos bávaros após pênalti cometido pelo lateral-direito brasileiro Mário Fernandes.

Ficha técnica:.

City: Hart; Zabaleta, Kompany, Demichelis e Clichy; Fernandinho, Yayá Touré, Fernandinho, Jesús Navas (Milner) e David Silva; Dzeko (Lampard) e Agüero (Jovetic).

Roma: Skorupski; Maicon (Torosidis), Manolas, Yanga-Mbiwa, Ashley Cole, Nainggolan, Keita e Pjanic; Florenzi (Holebas), Gervinho e Totti (Iturbe).

Cartões Amarelos: Zabaleta (Manchester City); Maicon e Nainggolan (Roma)

Gols: Agüero (Manchester City); Totti (Roma).

Estádio: City of Manchester, em Manchester (Inglaterra).