Topo

Revezamento da tocha do Pan 2015 terá 3 mil participantes e começará em maio

01/10/2014 22h21

Toronto (Canadá), 1 out (EFE).- O Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos do ano que vem, em Toronto, anunciou nesta quarta-feira a rota que será feita pela tocha do evento durante um revezamento que durará 41 dias, percorrerá 130 comunidades de todo o Canadá e terá 3 mil participantes.

O comitê informou que o astronauta Chris Hadfield, um dos canadenses mais conhecidos no mundo todo após sua passagem pela Estação Espacial Internacional (ISS), da qual foi comandante, será o primeiro a levar a tocha pan-americana.

"Hoje estamos desafiando nossos jovens a aprenderem a chegar a seus limites naturais. Também estamos desafiando os atletas de todo o continente americano", declarou Hadfield durante o evento em que foi anunciado como primeiro participante do revezamento.

O percurso da tocha terá início em maio de 2015 com uma cerimônia asteca de acendimento na Pirâmide do Sol, em Teotihuacán, no México. O objeto chegará a Toronto no dia 30 desse mês e a partir de então fará uma viagem de 41 dias pelo território canadense. Na trajetória, a chama pan-americana passará por cidades como Winnipeg, sede do evento em 1967 e 1999, Calgary, Montreal, Halifax e Vancouver, além de comunidades na província de Ontário.

A tocha voltará a Toronto no final de sua rota para acender a pira do Pan em 10 de julho, como momento principal da cerimônia de abertura.

O comitê também abriu nesta quarta o período para que voluntários para levar a tocha se apresentem. Os organizadores preveem que os Jogos do ano que vem serão o maior evento esportivo realizado na história do Canadá, com a presença de cerca de 7,5 mil atletas de todo o continente americano e dezenas de milhares de turistas.

Os Jogos Pan-americanos de Toronto acontecerão de 10 a 26 de julho do ano que vem, enquanto o Parapan será realizado de 7 a 15 de agosto.