Topo

River e Boca fazem no domingo clássico marcado pela estatística

01/10/2014 19h02

Buenos Aires, 1 out (EFE).- River Plate e Boca Juniors reeditam neste domingo, no estádio Monumental de Núñez, o clássico mais importante do futebol argentino, com uma história marcada pela estatística.

As duas equipes se enfrentaram 345 vezes, com 128 vitórias dos 'xeneizes' contra 111 triunfos dos 'milionários' e outros 106 empates. Se contabilizados apenas os confrontos profissionais são 195 jogos no total, também com vantagem do Boca: 70 a 63.

A situação atual das equipes, no entanto, é bem distinta. O River é líder absoluto e invicto no Campeonato Argentino, com 21 pontos. Já o Boca, que alterna bons e maus momentos no torneio, ocupa só a 11ª posição, com 13 pontos.

As diferenças são grandes também se comparados os desempenhos ofensivos e defensivos dos dois times. O River anotou 21 vezes na competição até o momento e teve sua defesa vazada apenas cinco vezes. O Boca balançou a rede em nove oportunidades, levando 11 gols.

A equipe treinada pelo técnico Marcelo Gallardo conta com o artilheiro da competição, o colombiano Teófilo Gutiérrez, que marcou nove vezes no Campeonato Argentino. Além dele, outros três jogadores já ultrapassaram a marca dos três gols no torneio.

Desempenho bem diferente do Boca, comandado pelo treinador Rodolfo Arruabarrena. Nenhum jogador ultrapassou a marca dos três gols. Emmanuel Gigliotti, Jonathan Calleri e Andrés Chávez marcaram apenas duas vezes cada um.

No histórico dos confrontos, Ángel Labruna é o artilheiro com 16 gols marcados no superclássico em cima do Boca. O brasileiro Paulo Valentim lidera a estatística pelos 'xeneizes', com 10 gols anotados contra o River.

O atleta com mais participações no duelo de maior importância na Argentina é Reinaldo Merlo, que jogou o clássico pelo River em 42 oportunidades. Pelo lado do Boca, o recordista é o goleiro Hugo Orlando Gatti.

Apesar de os 60 mil ingressos colocados a venda estarem à disposição apenas da torcida do River, o Monumental será vigiado no domingo por 1.200 policiais federais e 450 agentes de segurança.