Topo

Fora de casa, Benfica luta por sobrevida na Champions contra o Monaco

21/10/2014 15h20

Paris/Lisboa, 20 out (EFE).- No Campeonato Português, o Benfica tem campanha praticamente perfeita até agora e lidera a tabela de classificação com quatro pontos de vantagem, mas na Liga dos Campeões o time de Lisboa sofreu duas derrotas nas duas primeiras rodadas e precisará vencer o Monaco fora de casa nesta quarta-feira para não correr riscos de ser eliminado precocemente.

Em âmbito local, são oito vitórias e um empate em no partidas, contando Português, Taça de Portugal e Supertaça. Na 'Champions', porém, a equipe dirigida por Jorge Jesus perdeu em casa para o Zenit São Petersburgo e fora para o Bayer Leverkusen, e ocupa a lanterna do grupo C. O time do principado divide a liderança com o da Rússia, com quatro pontos, enquanto o representante alemão tem três.

O jogo não deverá ser dos mais fáceis para os 'Encarnados', e as dificuldades já se fazem presente antes mesmo da entrada em campo. A viagem de Lisboa até Nice atrasou devido às condições meteorológicas adversas.

Os desfalques também são uma dor de cabeça para Jorge Jesus. Autor dos três gols da vitória sobre o modesto Covilhã por 3 a 2 no último sábado, o atacante Jonas não foi inscrito na Liga. Outros dois brasileiros que também não estarão à disposição são o goleiro Julio César e o zagueiro Jardel, ambos machucados, assim como o meia holandês Ola John.

No ataque, o também brasileiro Lima atuará isolado. Arthur voltará à meta, e o argentino Lisandro López formará dupla de zaga com o capitão da equipe, Luisão.

No Monaco, a situação é oposta à do rival, com boa campanha na 'Champions' e tropeços no Campeonato Francês, em que aparece apenas em décimo lugar, a nove pontos do líder, o Olympique de Marselha. No entanto, até mesmo localmente o time vem em bom momento, depois, de um empate com o Paris Saint-Germain e uma vitória sobre o Caen.

"É preciso continuar, é tudo. O que fazemos agora não está tão mal. Sabemos que se nos impomos contra o Benfica teremos grandes opções de classificar-nos para os oitavas de final da Liga dos Campeões", declarou o capitão da equipe, o meia Jérémy Toulalan.

O jogo traz recordações não muito boas para o Monaco, que enfrentará um time português pela primeira vez desde a derrota para o Porto na final da 'Champions' de 2004. Na ocasião, os 'Dragões', então dirigidos por José Mourinho, foram campeões com uma vitória por 3 a 0 em Gelsenkirchen.

De olho na liderança da chave, o Leverkusen, do lateral Wendell, ex-Grêmio, e Zenit, do atacante Hulk, se enfrentarão na BayArena. Nos donos da casa, a principal preocupação é manter o ritmo intenso durante os 90 minutos, depois de ter cedido o empate para o Stuttgart em 3 a 3 no último sábado.

Já a equipe de São Petersburgo, líder do Campeonato Russo, não sabe se poderá contar com o meia Shatov, que até viajou para a Alemanha, mas não tem presença confirmada no jogo. Caso não possa atuar, ele dará lugar a Fayzulin.

Prováveis escalações:

Monaco: Subasic; Fabinho, Raggi, Ricardo Carvalho e Kurwaza; Kondogbia (Bakayoko) João Moutinho e Toulalan; Dirar, Ocampos (Ferreira-Carrasco) e Berbatov. Técnico: Leonardo Jardim.

Benfica: Artur; Maxi Pereira, Lisandro López, Luisão e Eliseu; Samaris e Enzo Pérez; Gaitán, Talisca e Salvio; Lima. Técnico: Jorge Jesus.

Árbitro: Szymon Marciniak (Polônia), auxiliado por seus compatriotas Pawel Sokolnicki e Tomasz Listkiewicz.

Estádio: Stade Louis II, em Mônaco.