Topo

O melhor ataque contra a melhor defesa

24/10/2014 21h03

Roberto Morales.

Madri, 24 out (EFE).- Além da histórica rivalidade, o grande clássico do futebol espanhol colocará cara a cara no Santiago Bernabéu o time mais ofensivo e com o melhor ataque do Campeonato Espanhol, com um colecionador de recordes como o português Cristiano Ronaldo, contra a melhor defesa e um goleiro intransponível na competição, o chileno Claudio Bravo.

Os 30 gols do ataque madridista no Campeonato Espanhol, com uma média de 3,75 por partida, desafiam o momento defensivo do Barcelona, que não é afetado pelo rodízio feito por Luis Enrique, e a boa fase de Claudio Bravo, que já deixou para trás qualquer dúvida que pudesse existir no legado de Víctor Valdés.

O Real Madrid chega ao clássico em ritmo avassalador, após oito vitórias consecutivas, e com Cristiano Ronaldo disposto a se superar a cada jogo. O camisa 7 acaba de estabelecer um novo recorde na história do Campeonato Espanhol ao se tornar o maior artilheiro em um início da competição, com 15 gols em oito rodadas, mesmo sem ter jogado a segunda partida, contra a Real Sociedad.

Uma marca de outros tempos, do futebol em preto e branco que pouco tem a ver com o condicionamento físico que é explorado atualmente. Em todas as competições, o craque português balançou as redes adversárias 20 vezes em apenas 13 partidas, 16 delas nas últimas oito. Uma média de 1,53 gols por jogo. O clássico deste sábado é a melhor oportunidade para o atacante mostrar ao mundo quem domina o futebol.

O Barcelona é o teste que marcará a realidade do Real após Iker Casillas passar três partidas sem sofrer um gol sequer, dando fim aos gols de bola parada. Os comandados por Carlo Ancelotti formam a equipe mais goleadora entre os principais campeonatos europeus com seus 30 gols marcados, oito a mais que o Barça. Se comparado aos líderes de outras competições, o Real tem sete gols a mais que o Chelsea e nove a mais que o Bayern de Munique.

Os 43 gols em 14 partidas da atual campanha impressionam com uma média de 3,07 por jogo e representam o maior desafio do ano para Bravo, terceiro goleiro do Barcelona que consegue se manter intransponível por sete rodadas - após Miguel Reina e Víctor Valdés - e o primeiro alcança o feito no início da competição.

Bravo só precisou fazer 14 defesas nos 720 minutos jogados até agora, o que não não chega a duas por jogo e comprova o bom momento defensivo do Barcelona de Luis Enrique. O novo técnico apostou em rodízios na zaga e conseguiu bons resultados até agora.

Tudo começou com o argentino Javier Mascherano e o francês Jérémy Mathieu. Um passou para o meio-campo e o segundo foi para a lateral esquerda, setores em que já estavam acostumados a jogar ao longo da carreira. Isso permitiu dar ritmo de jogo a Gérard Piqué e apostar em Marc Bartra. Com todos, o funcionamento defensivo beirou a perfeição e o time quase não deu liberdade para os adversários chutarem a gol. Quando isso aconteceu, o goleiro estava lá.

Claudio Bravo está em uma posição que exige um bom funcionamento da zaga porque a herança no gol era um tema considerado complexo. Poucos entenderam a decisão de Víctor Valdés deixar o clube e a transição não costuma ser simples quando um jogador que conquistou inúmeros títulos com a equipe segue novos rumos. Com o bom desempenho, o goleiro chileno tem conseguido passar segurança à torcida, que deve deixar lamentar a saída do antigo ídolo em breve. O maior teste será no Santiago Bernabéu. O melhor ataque contra a melhor defesa.