Topo

Valcke defende Fifa de críticas contra organização do Mundial feminino

30/10/2014 11h33

Redação Central, 30 out (EFE).- O secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke, defendeu a entidade sobre as críticas recebidas pela organização do Campeonato Mundial feminino, que acontecerá no ano que vem, no Canadá, e será disputado com grama artificial.

"Não é uma questão de dinheiro, nem de diferença entre as competições masculina e feminina. É uma questão das condições naturais do Canadá. Queremos garantir as melhores condições para as 24 seleções, tanto nos estádios oficiais como nos de treino", afirmou o dirigente em entrevista ao site da Fifa.

Valcke explicou que a única razão porque o torneio será jogado em grama artificial é porque o país organizador, tanto de competições masculinas e femininas, tem o direito de propor a utilização deste tipo de piso, como garantia de que os campos serão de melhor qualidade.

"Esta é a única razão que há por trás da decisão de jogar em grama artificial. Pode ser que, mais cedo ou mais tarde, a Copa do Mundo masculina também se jogue nesta superfície", afirmou o secretário-geral.

Um grupo de atletas que disputará a competição entrou na justiça contra a organização do Mundial e contra a Fifa, alegando que há distinção no tratamento entre homens e mulheres. Um tribunal canadense irá julgar ainda a ação.

"No início de outubro, todos os nossos especialistas fizeram inspeção para recomendações ao comitê organizador e garantir a qualidade exigida ao torneio. O relatório estará terminado muito em breve e o colocaremos à disposição das seleções e imprensa", conclui Valcke.