Topo

Valcke pede para que Copa de 2018 não seja relacionada a política

21/11/2014 18h16

Moscou, 21 nov (EFE).- O secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, pediu nesta sexta-feira para que não haja a politização da Copa do Mundo de 2018, na Rússia, e criticou as ameaças de boicote à competição.

"Acho que todos entenderão que a Copa não tem nada a ver com a política e que não se deve utilizá-la como instrumento político. Essa tentativa é algo sem sentido. A Copa é uma festa para os torcedores", disse Valcke.

O dirigente fez essas afirmações durante a reunião do comitê organizador do Mundial, realizada em Sochi. Ele pediu também que sejam ignoradas as convocações para boicote do torneio, muitas delas surgidas no Reino Unido.

O encontro teve a participação do ministro do Esporte da Rússia, Vitali Mutko, que recentemente acusou os britânicos de não saberem perder. Autoridades entidades do país, como a Federação Inglesa de Futebol (FA), colocaram em dúvida a limpeza da escolha das sedes das Copas de 2018 e 2022, a última no Catar.

Estreito aliado do presidente russo, Vladimir Putin, Mutko comemorou a recente decisão do Comitê de Ética da Fifa de não dar seguimento às investigações de fraude no processo que definiu os países que organizarão as duas próximas edições da competição.