Topo

Huracán conquista Copa Argentina e disputará Taça Libertadores de 2015

27/11/2014 01h06

Buenos Aires, 26 nov (EFE).- O Huracán se sagrou campeão da quarta edição da Copa Argentina ao bater nesta quarta-feira o Rosario Central, nos pênaltis, por 4 a 3, depois do empate sem gols no tempo regulamentar e graças ao goleiro Marcos Díaz, herói da conquista ao defender duas cobranças.

Com isso, o clube de Buenos Aires, rival histórico do San Lorenzo e que atualmente disputa a segunda divisão do Campeonato Argentino, conseguiu o segundo título nacional de sua história. O jejum de conquistas durou 41 anos, já que seu último troféu foi o Torneio Metropolitano de 1973.

O Huracán ainda não está garantido na primeira divisão no ano que vem. O 'Globo' ocupa atualmente a sexta posição do Grupo B e precisa ficar entre os cinco primeiros para participar da elite do futebol argentino em 2015. No entanto, com a conquista de hoje, está garantido na próxima edição da Taça Libertadores.

Em sua caminhada rumo ao título, o Huracán passou por Boca Juniors (2 a 0), Banfield (2 a 2 no tempo regulamentar; 3 a 2 nos pênaltis), Estudiantes de La Plata (1 a 1 no tempo regulamentar; 3 a 2 nos pênaltis) e Atlético Rafaela (2 a 0).

A Copa Argentina foi disputada pela primeira vez em 1969 e foi vencida pelo Boca Juniors. No ano seguinte ela voltou a ser disputada, mas não foi concluída. Desde então, não houve a competição ficou suspensa e só foi reeditada na temporada 2011/2012, quando voltou a ser vencida pelo Boca. A terceira edição, 2012-2013, foi conquistada pelo Arsenal de Sarandí.

Além da Taça Libertadores de 2015, o título conquistado hoje dá ao Huracán o direito de disputar a Supercopa Argentina, no início do ano que vem, contra o River Plate, ganhador da Superfinal na última temporada.