Topo

Napoli, Everton e mais 3 se classificam na Liga Europa

27/11/2014 18h24

Redação Central, 27 nov (EFE).- Napoli, Everton, Feyenoord, Dínamo de Kiev e Trabzonspor se garantiram na fase de 16 avos de final da Liga Europa nesta quinta-feira e se juntaram à lista que já tinha Dínamo de Moscou, Red Bull Salzburg, Fiorentina e Legia Varsóvia, equipes que já haviam obtido a vaga na quarta rodada da fase de grupos, há três semanas.

Jogando fora de casa, na República Tcheca, o Napoli precisou apenas de um empate sem gols com o Sparta Praga para confirmar a classificação. O time dos brasileiros Rafael Cabral, Jorginho e Henrique tem dez pontos no grupo I, mesmo número do adversário e um a mais que o Young Boys, que bateu o já eliminado Slovan Bratislava por 3 a 1 na Eslováquia.

A equipe de Nápoles leva vantagem porque Sparta e Young Boys farão confronto direto na última rodada, no próximo dia 11, em Berna e por isso já assegurou ao menos a segunda posição. Para ser líder, precisará derrotar o representante eslovaco no estádio San Paolo.

Outro que buscou a classificação como visitante foi o Everton, que bateu o Wolfsburg por 2 a 0 na Volkswagen Arena, com gols dos belgas Lukaku e Mirallas. A equipe da cidade Liverpool já garantiu inclusive o primeiro lugar do grupo H, com 11 pontos, quatro a mais que os 'Lobos', que estão em segundo.

Para confirmar a segunda vaga, time dos brasileiros Naldo e Luiz Gustavo precisará empatar na França com o Lille, que nesta quinta ficou no 1 a 1 com o eliminado Krasnodar na Rússia. O gol do time mandante foi marcado pelo brasileiro Ari.

O Feyenoord, por sua vez, se classificou com uma vitória por 2 a 0 sobre o Sevilla em Roterdã. Toornstra e El Ahmadi balançaram a rede e levaram o time holandês a nove pontos, um a mais que o atual campeão. Para evitar a eliminação precoce, o representante espanhol precisará ao menos de um empate no Ramón Sánchez Pizjuán com o Rijeka, que hoje derrotou o Standard de Liége também por 2 a 0 na Croácia.

No grupo J, o Dínamo de Kiev disparou na ponta ao vencer o já eliminado Rio Ave por 2 a 0 em casa, com gols de Lens e Miguel Veloso. O time ucraniano agora soma 12 pontos, três a mais que o Aab, que subiu para segundo ao bater o Steaua Bucareste por 1 a 0 em Aalborg, na Dinamarca.

Dessa forma, o Dínamo precisa apenas de um empate com o Steaua na Romênia para passar de fase em primeiro. Na briga pela outra vaga, a equipe dinamarquesa precisa obter contra o Rio Ave, em Portugal, o mesmo resultado que a equipe de Bucareste conseguir diante do representante ucraniano.

Embora já estivesse confirmada na fase de 16 avos de final, a Fiorentina, com o goleiro Neto no banco, não tirou o pé, bateu o Guingamp por 2 a 1 na França e garantiu a liderança do grupo K, com 13 pontos.

Os franceses, por sua vez, jogarão daqui a duas semanas pelo empate contra o PAOK Salônica fora de casa. Nesta quinta, a equipe grega derrotou o Dínamo Minsk por 2 a 0 em Belarus.

Já o Legia Varsóvia, que também se classificou previamente, perdeu para o Lokeren por 1 a 0 na Bélgica, com gol de Vanaken, pelo grupo L. No entanto, o resultado foi insuficiente para que os donos da casa evitassem a eliminação precoce. Isso porque o Trabzonspor obteve nos minutos finais uma vitória por 3 a 1 sobre o Metalist, lanterna.

A única decisão ainda em jogo nesta chave é a primeira colocação. O Legia precisará de um empate em Varsóvia no duelo com o time da cidade de Trabzon.