Topo

FA suspende e multa Balotelli por postagem polêmica no Instagram

18/12/2014 17h59

Londres, 18 dez (EFE).- A Federação Inglesa de Futebol (FA) anunciou nesta quinta-feira a suspensão por uma partida e uma multa de 25 mil libras (R$ 104,2 mil) ao atacante Mario Balotelli, do Liverpool, devido a uma postagem em seu Instagram, considerada antissemita e racista pela entidade.

"Mario Balotelli foi multado em 25 mil libras e suspenso por um jogo, com efeito imediato, sem opção de recurso, e está advertido quanto a sua conduta futura", informou a FA em comunicado em seu site, tirando o italiano do duelo com o Arsenal, no próximo domingo.

Em seu perfil no Instagram, o atleta de 24 anos postou uma imagem na qual aparecia o personagem de videogame Super Mario com os seguintes dizeres: "Não seja racista! Seja como o Mario. Ele é um encanador italiano, criado por japoneses, que fala inglês e parece um mexicano. Salta como um negro e recolhe moedas como um judeu".

A multa imposta ao atacante do se fez efetiva porque a FA considera que a imagem publicada nas redes sociais era "abusiva, insultante e/ou inadequada".

"A publicação representa um descumprimento grave da regra da FA que faz referência a origem étnica, cor, raça, nacionalidade, religião e/ou crenças", acrescentou o organismo, que ainda recebeu a ordem de assistir a um programa de educação.

Após as críticas, Balotelli se justificou dizendo-se "um antirracista com humor" e que sua mãe é judia, por isso "todos deveriam se calar".