Topo

Abidal anuncia aposentadoria e adia decisão sobre futuro fora dos gramados

19/12/2014 12h06

Atenas, 19 dez (EFE).- Multicampeão por Lyon e Barcelona, presente em duas Copas do Mundo pela seleção francesa e marcado pela luta contra o câncer, o lateral-esquerdo Eric Abidal, do Olympiacos, anunciou a aposentadoria do futebol nesta sexta-feira.

"Tomei a decisão oficial de terminar minha carreira de jogador profissional aqui no Olympiacos", anunciou em entrevista coletiva, cujo assunto já havia sido revelado ao longo da semana.

O jogador justificou a decisão por "razões pessoais", que segundo ele todos sabem, e embora afirme ter em mãos uma proposta para fazer parte da comissão técnica do Barcelona, ainda não tomou uma decisão sobre o futuro.

"Agradeço ao presidente, ao vice-presidente e a todas as pessoas do clube pela confiança que depositaram em mim. Há dois meses, falei com o presidente e comuniquei minha decisão, mas como disse, lutarei e darei meu melhor até o fim de dezembro", disse.

A previsão é que Abidal jogue a última partida com a camisa do Olympiacos neste sábado, contra o Kalloni, pelo Campeonato Grego.

Sobre o futuro, o defensor francês declarou que, por enquanto, só pensa em descansar e aproveitar o tempo "com a família e os amigos", apesar da proposta para treinar as categorias de base do Barcelona e também de uma oferta do Olympiacos.

"Tenho tempo para pensar e ajudar as pessoas que quero", disse o jogador, sobre possíveis decisões.

O diretor técnico do Olympiacos, Christian Karembeu, presente na entrevista coletiva, se mostrou orgulhoso por ter contado com Abidal e disse que compreende a decisão do jogador.

"Ele nos passou muitos conhecimentos e lições de vida que usaremos para o resto de nossa vida. Ele pertence à nossa família, ao Olympiakos", destacou Karembeu.

Durante a entrevista, Abidal comentou que durante sua doença, um câncer de fígado detectado em 2011, o futebol teve um papel fundamental em sua recuperação.

"A única coisa que eu diria (aos companheiros de time), e que eles já sabem, é que precisam estar unidos para conquistar os objetivos", disse.

Questionado se ainda pode se arrepender por ter tomado esta decisão, o jogador afirmou que lamenta, mas está convicto.

"Muita gente queria que eu continuasse. É uma pena, mas não posso continuar. Se tivesse tomado esta decisão há dois anos, pode ser que eu tivesse me arrependido, mas agora não".

Revelado no Monaco, Abidal também defendeu as cores de Lille, Lyon, Barcelona e Olympiacos, além da seleção francesa. Entre os títulos mais relevantes da carreira, o defensor conquistou duas vezes a Liga dos Campeões da Europa e foi bicampeão do Mundial de Clubes pelo clube catalão.

Abidal foi tetracampeão do Campeonato Espanhol pelo Barça e também do Francês, pelo Lyon. Em Copas do Mundo, o jogador foi vice-campeão em 2006, na Alemanha, e disputou a de 2010, na África do Sul.