Topo

Rafel pega 2 pênaltis em disputa com Juventus, e Napoli conquista Supercopa

22/12/2014 18h36

Doha (Catar), 22 dez (EFE).- Em uma partida emocionante disputada no estádio Sheik Jassim Bin Hamad, em Doha, o Napoli superou a Juventus na disputa de pênaltis, depois de empate em 2 a 2 em 120 minutos, e ficou com o título da Supercopa da Itália nesta segunda-feira.

Tévez e Higuaín marcaram um gol cada durante o tempo normal e repetiram o duelo particular na prorrogação, com uma bola na rede cada. Nas penalidades, Buffon pegou três, mas as duas defesas de Rafael Cabral, o chute na trave do próprio 'Carlitos' e a bola fora de Roberto Pereyra garantiram a vitória por 6 a 5 e o título do time dirigido por Rafa Benítez.

Dessa forma, o Napoli se sagrou campeão da competição pela segunda vez quebrou uma hegemonia na 'Velha Senhora', que havia ficado com a taça nas duas edições anteriores.

Tradicionalmente realizada em agosto, antes do início do Campeonato Italiano, a Supercopa foi marcada para dezembro para acontecer no inverno no Catar. Não foi a primeira vez que a Federação Italiana de Futebol (FIGC) levou o confronto para fora da Itália. Estados Unidos e China também já foram sede.

A Juve abriu o placar logo aos quatro minutos de bola rolando, numa trapalhada geral da defesa adversária. David López errou no recuo, Koulibaly e Albiol bateram cabeça depois de desvio de Tévez e o próprio argentino aproveitou para sair livre na cara do gol e tocar entre as pernas de Rafael.

O empate por pouco não aconteceu aos 15, com Hamsik. Maggio lançou da direita, a defesa não conseguiu afastar e, na sobra, o eslovaco acertou a trave esquerda de Buffon.

O primeiro tempo a partir de então foi equilibrado, com as duas equipes buscando o ataque. Entretanto, os goleiros foram bem quando exigidos e impediram que a rede voltasse a balançar. Aos 22 e aos 23 minutos, Tévez teve duas oportunidades, mas Rafael espalmou nas duas.

Na etapa final, o Napoli manteve o ritmo intenso, enquanto a Juve diminuiu. Aos 14 minutos, os 'Azzurri' acertaram a trave mais uma vez, desta vez em lindo chute de Higuaín. O argentino foi lançado por Hamsik e tocou por cobertura, mas a bola beijou o poste esquerdo e não entrou.

Mas o gol era uma questão de tempo, e saiu aos 23. De Guzmán fez boa jogada pela esquerda, foi ao fundo e cruzou. Bonucci não alcançou e Higuaín, livre na pequena área, cabeceou tirando de Buffon.

As chances de gol se tornaram escassas depois do empate, e a partida foi para a prorrogação. Aos dez minutos da primeira etapa, Koulibaly se redimiu das falhas no tempo normal ao salvar em cima da linha numa tentativa de Vidal.

Logo com um minuto do segundo tempo, porém, o grande nome do jogo em Doha desempatou. Pogba foi levando pela esquerda, entrou na área e tocou para Tévez, que deu um drible de corpo justamente em Koulibaly e bateu no cantinho direito, no contrapé de Rafael.

Higuaín poderia ter deixado o placar em igualdade novamente aos cinco, mas parou em Buffon. 'Pipita' apareceu entre Bonucci e Chiellini e arrematou para um milagre do arqueiro italiano, que logo na sequência ainda parou tentativa de Callejón.

O camisa 9 do Napoli não se entregou e teve seu esforço recompensado a dois minutos do fim do tempo extra. Depois de cruzamento da direita, ele tentou duas vezes e, mesmo puxado, conseguiu dar um toque sutil tirando do goleiro.

Com o 2 a 2, o título foi definido na disputa de pênaltis, que foi um espetáculo à parte pela emoção. Jorginho e Tévez erraram logo na primeira cobrança de cada time, e todos os jogadores acertaram até a sétima, quando houve quatro erros em sequência. Aí Koulibaly fez o gol, com direito a toquinho na trave, e Rafael defendeu o chute de Padoín, garantindo o título para o Napoli.