Topo

Campeão olímpico em 2008, nadador sul-coreano é flagrado em exame antidoping

AFP PHOTO / FRANCOIS XAVIER MARIT
Imagem: AFP PHOTO / FRANCOIS XAVIER MARIT

26/01/2015 12h31

O sul-coreano Tae-hwan Park, campeão dos 400 metros livres na natação dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, deu positivo em um exame realizado pela Agência Mundial Antidoping (AMA), conforme a própria entidade revelou nesta segunda-feira.

De acordo com comunicado divulgado pela AMA, Park teria recebido uma injeção que continha substância proibida, em um hospital sul-coreano. A administração do medicamento, no entanto, não havia sido autorizada pelo nadador.

"Park perguntou diversas vezes se havia alguma substância ilegal ali, mas o médico garantiu que não haveria problemas", diz o texto.

A própria AMA lembrou que o nadador competiu nos Jogos Asiáticos, em setembro, e apesar de submetido a diversos exames, nunca havia sido flagrado por uso de doping.

O atleta admite que poderá processar o hospital pela administração de substâncias ilegais. Além do título olímpico de 2008, a primeira da Coreia do Sul em natação, Park foi prata nos 200 metros livres no mesmo ano. Em Londres, quatro anos depois, foi segundo colocado nos 200 e 400 metros livres.