Topo

Com jogadores "locais", Chile e Estados Unidos se enfrentam em amistoso

27/01/2015 16h13

Santiago do Chile, 27 jan (EFE).- Anfitriã da próxima edição da Copa América, a seleção chilena disputará amistoso com os Estados Unidos nesta quarta-feira, na cidade de Rancagua, em que ambas as equipes serão formadas, basicamente, por atletas que atuam em ligas "locais".

O jogo não acontece em uma data Fifa, por isso, clubes estrangeiros não são obrigados a liberar atletas. O técnico Jorge Sampaoli convocou atletas que disputam o Campeonato Chileno, enquanto Jürgen Klinsmann conseguiu contar com o lateral DeAndre Yedlin, do Tottenham, e o atacante Bobby Wood, do Munique 1860.

Com essa restrição, os americanos conseguiram montar um elenco mais experiente internacionalmente, com nove jogadores convocados para a Copa do Mundo, por exemplo (além de Yedlin, Nick Rimando, Jermaine Jones, Matt Besler, Michael Bradley, Mix Diskerud, Clint Dempsey, Jozy Altidore, Chris Wondolowski), enquanto os chilenos só contam com o goleiro Johnny Herrera e o zagueiro José Rojas.

O jogo marcará uma nova tentativa dos anfitriões de conseguirem vencer o rival, o que não acontece desde 1994, quando bateram o "US Team" em amistoso na cidade de Albuquerque, por 2 a 0. Desde então foram quatro encontros, com três derrotas para o Chile.

Para o confronto desta quarta-feira, Jorge Sampaoli teve um problema de última hora, com o pedido de dispensa do zagueiro Cristián Suárez, da Universidad do Chile, que dois dias antes do duelo afirmou não estar em condições físicas de entrar em campo.

Na equipe que deverá entrar em campo, estão dois velhos conhecidos dos brasileiros, o goleiro Johnny Herrera, que atuou pelo Corinthians e hoje está na Unviersidad Católica, e o meia Gonzalo Fierro, que depois de sair do Flamengo, vem atuando como ala-direito no Colo-Colo.

Entre os prováveis titulares dos Estados Unidos, o principal destaque é Dempsey, autor de dois gols na Copa, e um dos principais responsáveis por levar a seleção norte-americana às oitavas de final do torneio.

Para os americanos, o jogo é o pontapé inicial na preparação para a Copa Ouro, que acontecerá a partir de 7 de julho.

Prováveis escalações.

Chile: Herrera; Fierro, González, Rojas, Cornejo; Pulgar, Espinoza e Valdés; Delgado, Gutierrez e González. Técnico: Jorge Sampaoli.

Estados Unidos: Rimando; Jones, Besler, Evans e O'Neill; Bradley, Pelosi, Diskerud e Ibarra; Dempsey e Altidore. Técnico: Jürgen Klinsmann.

Árbitro: Germán Delfino (Argentina), auxiliado pelos compatriotas Diego Bonfa e Ernesto Uziga.

Estádio: El Tenente, em Rancagua (Argentina).