Topo

Serena Williams vence Sharapova e conquista 6º título do Aberto da Austrália

31/01/2015 09h23

Melbourne (Austrália), 31 jan (EFE).- Com um saque dominante, a americana Serena Williams venceu pela sexta vez em sua carreira o aberto da Austrália ao derrotar na decisão deste sábado a russa Maria Sharapova por 2 sets a 0, parciais de 6-3 e 7-6 (5).

Este é o 19º título de Grande Slam levantado por Serena, que superou as compatriotas Martina Navratilova e Chris Evert, encostando na alemã Steffi Graf, que com 22 troféus ainda segue como recordista na era aberta do tênis.

Com a vitória, a americana ampliou a sequência invicta contra Sharapova. Em 19 confrontos entre as duas tenistas, Serena venceu 17 e perdeu apenas duas vezes. São 16 triunfos consecutivos em quase 11 anos de duelos contra a rival.

Além da decisão de hoje, as duas melhores jogadoras do ranking da WTA disputaram três finais de Grand Slam. Sharapova levou a melhor em Wimbledon (2004). Já Serena venceu o Aberto da Austrália (2007) e Roland Garros (2013).

Em um jogo emocionante, marcado de provocações de ambas as tenistas, a americana precisou de uma hora e 51 minutos para bater a rival russa. A chuva fez com que a partida ficasse interrompido durante 13 minutos, enquanto a cobertura da Rod Laver Arena era fechada.

O saque foi mais uma vez essencial para a vitória de Serena. A número 1 do ranking mundial fez 18 aces na partida, contra apenas cinco de Sharapova. Além disso, conseguiu um aproveitamento de 88% no primeiro serviço, com saques que chegavam a 203 km/h.

Nos últimos 12 jogos contra Sharapova, a americana registrou 108 aces e cometeu 37 duplas faltas. Já a russa anotou apenas 24 aces e em 73 vezes não conseguiu colocar a bola em jogo no seu serviço.

Depois de uma certa superioridade no set inicial, Serena sofreu para conquistar o título no segundo set. Sharapova igualou o jogo e gritando seu tradicional "come on" (vamos) levou o jogo ao tie-break.

No momento decisivo, a arma letal de Serena voltou a aparecer. A americana fechou o jogo justamente com um ace, comemorando assim o 65º título da carreira e o hexacampeonato no Aberto da Austrália. EFE

mlm/lvl