Topo

Lukaku e Sánchez são as contratações de peso que mais atuaram, segundo estudo

05/02/2015 17h00

Madri, 5 fev (EFE).- O atacante chileno Alexis Sánchez, do Arsenal, e o centroavante belga Romelu Lukaku, do Everton, são as contratações de peso que mais atuaram nesta temporada entre as mais badaladas aquisições de clubes europeus.

O ranking compara a participação das dez contratações mais caras do mercado europeu, levando em consideração a porcentagem de minutos que jogaram em relação ao tempo de suas equipes em campo pelos campeonatos nacionais.

Sánchez esteve presente em 87% dos minutos jogados pelo Arsenal no Campeonato Inglês, a mesma proporção de Lukaku no Everton. Logo atrás e com porcentagem similar aparece James Rodríguez, que jogou 83% dos minutos do Real Madrid no Espanhol.

O brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa, que esteve em campo 78% do tempo das partidas do Chelsea, também está entre as contratações que mais deram retorno em minutos em campo, na quarta posição.

Também estão na lista o zagueiro David Luiz (62%), do Paris Saint-Germain, o francês Eliaquim Mangala (57%), do Manchester City, e o uruguaio Luis Suárez, do Barcelona.

'Luisito' jogou apenas 51% dos minutos do Barça devido a uma punição da Fifa por ter mordido o zagueiro italiano Giorgio Chiellini durante a Copa do Mundo. No entanto, desde que se livrou da suspensão, participou de 88% dos minutos da equipe.

O Manchester United se destacou negativamente com as grandes contratações, segundo o estudo. Último colocado na lista, o lateral-esquerdo inglês Luke Shaw, com 32% do tempo jogado, aparece atrás do meia espanhol Ander Herrera, com 35%.

A lista também conta com o meia argentino Ángel Di María, na oitava posição, que participou de apenas 50% dos minutos disputados pelos 'Diabos Vermelhos' no Campeonato Ingles, principalmente por causa de lesões.

O estudo "Soccerex Transfer Review 2014-15", foi elaborado pela empresa Prime Time Sport e foi apresentado nesta quinta-feira no Conselho Superior de Esportes pelo diretor Esteve Calzada e pelo presidente da entidade, Miguel Cardenal.