Topo

Etíope Endeshaw Negesse vence Maratona de Tóquio

22/02/2015 01h09

Tóquio, 22 fev (EFE).- O etíope Endeshaw Negesse venceu neste domingo a Maratona de Tóquio chegando à frente do campeão mundial e olímpico Stephen Kiprotich de Uganda.

Negesse, de 26 anos, completou o percurso em 2 horas e 6 minutos, 33 segundos à frente de Kiprotich e 36 segundos do terceiro, o queniano Dickson Chumba, que venceu em Tóquio no ano passado e ostenta o melhor tempo histórico da maratona da capital japonesa.

Na categoria feminina também venceu a etíope Birhane Dibaba com um tempo de 2 horas 23 minutos e 14 segundos.

Cerca de 36 mil atletas participaram da corrida, que reforçou nesta edição a segurança a limites inéditos perante a ameaça terrorista do Estado Islâmico (EI), que nas últimas semanas sequestrou e decapitou na Síria dois japoneses e disse que tentaria assassinar cidadãos japoneses "seja onde for que estejam".

Entre as novas medidas se incluiu a proibição de levar bebidas não inspecionadas ou a participação na própria corrida de 64 policiais que correram com uma câmera de pequeno tamanho na lateral de seus bonés para transmitir as imagens ao vivo para uma sala de controle.