Topo

Em jogo paralisado 2 vezes, Roma bate Feyenoord e "vinga" fonte quebrada

26/02/2015 19h33

Redação Central, 26 fev (EFE).- No confronto mais tenso da fase de 16 avos de final da Liga Europa, em que os torcedores do Feyenoord foram protagonistas por confusões tanto na Itália quanto na Holanda, a Roma venceu a equipe de Roterdã por 2 a 1 no estádio De Kuip nesta quinta-feira e avançou no torneio continental.

Na semana passada, hooligans holandeses destruíram a fonte La Barcaccia, localizada na Piazza di Spagna, antes do jogo de ida, que terminou empatado em 1 a 1. Depois, ainda divulgaram uma camiseta ironizando o ocorrido.

Para piorar, nesta quinta, torcedores do time mandante causaram a interrupção do duelo duas vezes. Na primeira, atiraram uma banana de plástico em direção ao atacante Gervinho; depois, com o Feyenoord perdendo por 1 a 0, lançaram outros objetos no gramado.

Com a bola rolando, o marfinense pôde ir à forra, marcando o segundo gol e proporcionando a classificação dos 'giallorossi'. Antes, Ljajic havia marcado o primeiro da Roma, e Manu empatara logo depois de o jogo ter sido retomado pela segunda vez.

Classificação ainda mais emocionante, mas sem problemas fora de campo, obteve o Torino. Com o empate com o Athletic Bilbao em 2 a 2 na Itália há uma semana, a equipe de Turim precisava vencer no caldeirão do San Mamés e conseguiu, levando a melhor por 3 a 2.

Quagliarela fez 1 a 0 para o time italiano aos 16 minutos da primeira etapa. Iraola igualou aos 44, mas Maxi López desempatou ainda antes do intervalo, aos 47.

No segundo tempo, De Marcos empatou para o Bilbao aos 16, num resultado que levaria a partida para a prorrogação. Entretanto, Dariman deixou o dele sete minutos depois e selou a classificação do Torino.

Nem todos os italianos que jogaram às 17h05 (de Brasília) tiveram que sofrer. Com os brasileiros Rafael Cabral, Henrique e Jorginho entre os titulares, o Napoli voltou a vencer o Trabzonspor, desta vez por 1 a 0 no San Paolo, com gol de De Guzmán. O time de Nápoles já havia levado a melhor pelo placar de 3 a 0 no primeiro duelo, na Turquia.

Outros dois times que venceram as duas partidas foram Everton e Club Brugge, que eliminaram Young Boys e AaB, respectivamente. O time inglês já havia goleado por 4 a 1 em Berna e nesta quinta-feira fez 3 a 1 jogando no Goodison Park.

Lukaku, que havia assinalado um "hat-trick" na Suíça e hoje marcou mais dois em um triunfo de virada, já que Sanogo havia aberto o placar para os visitantes. Mirallas marcou o terceiro da equipe da cidade de Liverpool.

Já o Brugge fez 3 a 0 em casa nesta quinta e levou a melhor sobre o time belga com 6 a 1 no agregado. Vázquez, Oularé e Bolingoli-Mbombo marcaram uma vez cada no Jan Breydel.

Depois de ter batido o Olympiacos por 2 a 0 na Ucrânia, o Dnipro Dnipropetrovsk avançou às oitavas com um empate em 2 a 2 na Grécia. Os donos da casa estiveram na frente duas vezes, com gols de Mitroglou e Domínguez, mas Fedetskiy e Kalinic buscaram a igualdade nas duas.

O Wolfsburg, de Naldo e Luiz Gustavo, administrou a vantagem de ter batido o Sporting por 2 a 0 na Volkswagen Arena e precisou apenas de um 0 a 0 em Lisboa para ficar com a vaga. Pesou contra os 'Leões' a atuação do goleiro Benaglio, que fechou o gol dos 'Lobos', e o desfalque do lateral brasileiro Jefferson.

O ex-jogador de Fluminense, Palmeiras e Náutico foi deixado de fora da partida decisiva devido a uma discussão acalorada com o presidente do clube português, Bruno de Carvalho. De acordo com a imprensa portuguesa, Jefferson foi punido após pedir ao dirigente que facilitasse sua transferência ao Dínamo de Kiev.

Ao contrário dos anos anteriores, em que a Uefa já deixava pré-definidos os confrontos de oitavas de final juntos com os da fase de 16 avos de final, desta vez haverá um novo sorteio com as 16 equipes restantes. Os duelos serão conhecidos nesta sexta-feira, em sorteio marcado para as 9h (de Brasília), em Nyon (Suíça).