Topo

"Reis de Copas", Barça e Bilbao tentam se enfrentar em final na Espanha

03/03/2015 11h41

Madri, 3 mar (EFE).- Maiores vencedores da história da Copa do Rei, Barcelona e Athletic Bilbao têm a chance de protagonizar mais uma final do torneio espanhol nesta temporada, mas para isso terão que eliminar nesta quarta-feira Villarreal e Espanyol, respectivamente.

O Barça, dono de 26 taças da competição nacional, construiu uma boa vantagem diante do 'Submarino Amarelo' na ida, no último dia 11, com uma vitória por 3 a 1 no estádio Camp Nou. Dessa forma, pode até perder por um gol de diferença em El Madrigal que mesmo assim irá à decisão pela 37ª vez.

Já o Bilbao tem uma missão mais difícil. Depois de ter ficado no 1 a 1 no San Mamés, a equipe basca terá que empatar por dois ou mais gols ou vencer no Cornellà-El Prat para também estar em sua 37ª final, a primeira desde 2012, quando perdeu justamente para o time catalão. O time já deu a volta olímpica 23 vezes.

A equipe Luis Enrique está em um momento de alta, apesar da derrota para o Málaga em casa há pouco mais de uma semana. Vem de uma importante vitória sobre o Manchester City por 2 a 1 na Inglaterra, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, e de um triunfo sobre o Granada por 3 a 1, também como visitante, que o colocou a dois pontos do topo da tabela do Campeonato Espanhol.

Luis Enrique não terá desfalques entre os considerados titulares, mas tem que lidar com outro tipo de problema, o ego de alguns atletas. Depois de Messi e de Neymar terem reclamado em jogos anteriores de terem sido substituídos, no último sábado, diante do Granada, foi a vez de Súarez ter "fechado a cara" ao se sentar no banco.

Para o Barça, ir à final seria uma chance de apagar o vice do ano passado, quando perdeu para o rival Real Madrid. Já o Villarreal quer estar na decisão pela primeira vez e ganhou moral para isso ao arrancar um empate justamente contra o Real no domingo.

O treinador Marcelino García Toral se deu ao luxo de poupar jogadores importantes, como o artilheiro do time, o argentino Vietto, e mesmo assim ficou no 1 a 1 no Santiago Bernabéu, mantendo-se em sexto lugar no Espanhol.

A outra semifinal está mais equilibrada após os primeiros 90 minutos, com o empate em 1 a 1 em Bilbao em 11 de fevereiro. Além disso, os dois times vêm de vitórias no campeonato nacional, contra Córdoba e Eibar, respectivamente.

Ainda de ressaca com a eliminação na fase de 16 avos de final da Liga Europa, em que caiu para o Torino, o Athletic vê a Copa do Rei como última chance de obter um título na temporada. No espanhol, a equipe é apenas décima colocada.

Dono de quatro taças, a última delas obtida em 2006, o Espanyol terá a vantagem de atuar como mandante. Os comandados de Sergio González estão em oitavo no campeonato nacional e foram crescendo na copa, na qual deixaram para trás Valencia e Sevilla, que iniciaram as eliminatórias como favoritos.