Topo

Dunga surpreende e convoca Robinho para amistosos contra França e Chile

05/03/2015 11h42

(Corrige quinto parágrafo).

Rio de Janeiro, 5 mar (EFE).- O técnico da seleção brasileira, Dunga, surpreendeu ao convocar nesta quinta-feira o atacante Robinho, do Santos, para os amistosos contra a França e o Chile, nos dias 26 e 29 de março, respectivamente, as últimas partidas antes do início da Copa América deste ano.

Outro destaque da lista de 23 atletas divulgada hoje por Dunga, no Rio de Janeiro, foi a presença do também atacante Diego Tardelli, do Shandong Luneng, o primeiro jogador da história a ser convocado atuando no futebol da China.

Robinho, que vem tendo boas atuações pelo Santos no Campeonato Paulista e foi uma das referências da primeira passagem de Dunga pela seleção brasileira, ganhou a disputa com nomes que vêm fazendo a diferença no futebol europeu.

Um deles é Luiz Adriano, artilheiro da Liga dos Campeões com nove gols, e chamado por Dunga na última convocação de 2014. Outro que perdeu espaço foi Hulk, em fase não tão boa no Zenit São Petersburgo.

Quem também ganhou nova chance na seleção foi Marcelo. Depois de ficar de fora dos últimos amistosos do ano passado, o lateral esquerdo retorna à seleção sem a sombra de Alex Sandro, do Porto, preferido por Dunga desde a Copa do Mundo de 2014, mas esquecido pelo treinador na lista de hoje.

Ainda nas laterais, mas pelo lado direito do campo, Fabinho, um dos destaques do Monaco, substituiu Mario Fernandes, do CSKA Moscou, em relação à última convocação.

Já o goleiro Rafael, do Napoli, acabou perdendo vaga para Marcelo Grohe, do Grêmio. O jogador, ex-Santos, chegou a ser barrado pelo técnico Rafa Benítez recentemente, depois de falhar em uma derrota da equipe no Campeonato Italiano.

Apesar das pequenas novidades de hoje, todos os atletas convocados já tinham sido chamados pelo treinador em uma de suas duas passagens no comando da equipe.

A convocação, no entanto, não é uma garantia de participação na Copa América nem mesmo na sequência do trabalho da seleção. O técnico destacou que o grupo ainda não está fechado para a principal competição continental, que será disputada entre 11 de junho e 4 de julho, no Chile.

Sobre a convocação de Tardelli, Dunga lembrou da época de jogador, quando atuou pelo Jubilo Iwata, do Japão, entre 1995 e 1998, e seguiu como capitão da seleção brasileira.

Explicou também as ausências de Ricardo Goulart e Éverton Ribeiro, outros dois atletas que se transferiram do Cruzeiro para o futebol chinês neste ano.

"Eles estão iniciando a pré-temporada, ainda não observamos como está o desenvolvimento. Chamar três jogadores de um campeonato que nem começou é quase 30% do elenco. Preferimos um que já era titular", afirmou Dunga.

O treinador pouco falou sobre os adversários dos próximos amistosos, mas deu dicas de como montará o Brasil na própria Copa América e nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

"Nada supera o trabalho. Discutimos a forma de jogar, mas o sistema hoje é único: atacar em bloco e defender em bloco. O futebol moderno tem quatro ou cinco fatores importantes, mas dois deles são fundamentais: ser participativo e altamente competitivo. Se o jogador não for participativo, não tiver intensidade na hora de atacar e defender, a equipe vai jogar com um a menos. E eles não podem se contentar. Ganhou um campeonato, já tem que pensar no próximo", afirmou o treinador.

"Toda vez que o Brasil foi campeão do mundo, tivemos um coletivo forte. Trabalhamos como coletivo e aí surgiram as individualidades. Se o jogador está na seleção brasileira, ele é bom", acrescentou Dunga, minimizando uma possível dependência de Neymar.

Outra novidade divulgada hoje pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi a escolha do ex-jogador Jairzinho, campeão do mundo em 1970, para trabalhar como auxiliar técnico nos amistosos.

"O que nós estamos tentando fazer é valorizar os ídolos do passado como referência para o nosso futebol. Às vezes vamos buscar na Europa algo que temos aqui na nossa casa".

O Brasil visita a França no próximo dia 26, no Stade de France, em Paris, estádio da final da Copa do Mundo de 1998 entre as duas seleções. Três dias depois viaja para a Inglaterra, onde enfrenta o Chile no Emirates Stadium, casa do Arsenal.

Confira os 23 jogadores convocados por Dunga para os amistosos contra o França e o Chile:.

Goleiros: Jefferson (Botafogo), Marcelo Grohe (Grêmio) e Diego Alves (Valencia-ESP).

Zagueiros: Thiago Silva, David Luiz e Marquinhos (Paris Saint-Germain-FRA) e Miranda (Atlético de Madrid-ESP).

Laterais: Fabinho (Monaco-FRA), Danilo (Porto-POR), Marcelo (Real Madrid-ESP) e Filipe Luís (Chelsea-ING).

Meias: Luiz Gustavo (Wolfsburg-ALE), Fernandinho (Manchester City-ING), Elias (Corinthians), Souza (São Paulo), Oscar (Chelsea-ING), Roberto Firmino (Hoffenheim-ALE) e Willian (Chelsea-ING).

Atacantes: Neymar (Barcelona-ESP), Phillipe Coutinho (Liverpool-ING), Diego Tardelli (Shandong Luneng-CHN), Robinho (Santos) e Douglas Costa (Shakhtar Donetsk-UCR).