Topo

Relatório aponta combinação de resultados em jogos da 2ª divisão do Francês

05/03/2015 12h57

Paris, 5 mar (EFE).- Um relatório feito pela Liga de Futebol Profissional (LFP), responsável pela organização do Campeonato Francês, apontou que os resultados de sete partidas da segunda divisão do país na temporada passada foram combinados, revelou nesta quinta-feira o jornal esportivo "L'Équipe".

Em particular, as investigações destacam um duelo entre Caen e Nimes, que teriam empatado de forma proposital na reta final da competição. O resultado garantiu o acesso do Caen à elite do futebol do país e evitou o rebaixamento do Nimes para a terceira divisão.

Os investigadores designados pela LFP, que trabalharam de forma paralela a um grupo de juízes que analisam se houve "corrupção ativa ou passiva" no caso, contrataram uma empresa especializada para analisar as imagens do jogo, realizado em 13 de maio de 2014.

Segundo as conclusões do relatório, as imagens mostram uma "carência significativamente voluntária do nível de jogo" de ambas as equipes, "o que pressupõe um acordo prévio" antes da partida.

O relatório concluiu que o Caen, que abriu o placar aos 20 minutos do primeiro tempo, permitiu o empate do Nimes antes do intervalo. E no segundo tempo, ambos os times trabalharam "para preservar a igualdade" no placar.

Além do relatório, os investigadores analisaram as telefonemas interceptados entre o presidente do Caen, Jean-François Fortin, e o do Nimes, Jean-Marc Conrad, minutos antes do jogo.

Conrad fala repetidas vezes que o empate serviria para as duas equipes e fala de um "presente" para o dirigente do Caen. Depois, o Nimes enviou ao Caen vários lotes de garrafas de vinho.

"Com esses elementos, os investigadores concluem que houve um entendimento antes do início da partida entre ambas as equipes", indicou o relatório, segundo o "L'Équipe".

Além do jogo com o Caen, outras seis partidas da segunda divisão, todas com participação do Nimes, estão sendo investigadas pela LFP, que realizou 137 depoimentos nas últimas semanas, afirmou o jornal francês. Os demais times envolvidos são Bastia, Istres, Dijon, Brest, Laval e Creteil.

A Comissão Disciplinar da LFP se reunirá nos próximos dias 16 e 17 de março para estudar o caso e punir os responsáveis.