Topo

Ex-presidente do Osasuna é detido por suposto desvio de dinheiro

06/03/2015 10h00

Pamplona (Espanha), 6 mar (EFE).- O ex-presidente do Osasuna Patxi Izco, seu vice-presidente na época, Juan Pascual, e o atual diretor da fundação do clube, Diego Maquírriain, foram detidos nesta sexta-feira e levados aos tribunais da cidade de Pamplona para depor sobre o suposto desvio de mais de 2,4 milhões de euros da entidade.

Acompanhado pelo advogado, o ex-presidente foi à delegacia de polícia pela manhã para depor, onde ficou detido à espera de ficar à disposição da Justiça. A situação foi a mesma para Pascual e Maquírriain.

Os três ficaram detidos na delegacia até serem levados ao meio-dia para um tribunal, onde prestaram depoimentos ao juiz Fermín Otamendi.

Também esperam para depor nas dependências da Justiça o ex-presidente do clube Miguel Archanco, o ex-gerente Ángel Vizcay e o ex-diretor Txuma Peralta. Os três foram detidos pela polícia na quinta-feira e passaram a noite na delegacia, de onde foram transferidos nesta manhã para um tribunal de Pamplona.

O tribunal investiga o destino do dinheiro e os supostos crimes de apropriação indébita e falsificação de documentos. O processo judicial começou no dia 19 de fevereiro, quando a atual diretoria do Osasuna, presidida por Luis Sabalza desde 10 de dezembro, denunciou supostas irregularidades cometidas durante o mandato de Archanco.

O clube denunciou o desvio irregular de 2.416.611 euros de fundos. O relatório da auditoria revela supostas irregularidades nas contas do clube, sem que estejam necessaraimente ligadas à confissão do ex-gerente, Ángel Vizcay, da tentativa de manipulação de partidas no final da temporada passada.