Topo

De olho em torneios continentais, principais seleções fazem estreia no ano

24/03/2015 16h01

Redação Central, 24 mar (EFE).- As principais seleções de futebol do planeta entrarão em campo pela primeira vez no ano a partir desta quarta-feira, quando as equipes europeias se prepararão para a segunda parte das Eliminatórias para a Eurocopa de 2016, enquanto as sul-americanas começam a pensar na Copa América deste anos.

Mais de 50 partidas, entre amistosos e confrontos pela classificatória para a Euro, movimentaram os próximos dias, até a próxima terça-feira. Haverá confronto de campeões mundiais, entre Brasil e França e entre Itália e Inglaterra, e também a repetição da final da Copa do Mundo de 2010, entre Espanha e Holanda.

As grandes seleções aproveitam a pausa nos campeonatos nacionais para reunir suas peças. Salvo exceções, por motivos de força maior, os principais jogadores do futebol atual estarão em campo no período.

Sem precisar passar pelas Eliminatórias para a Euro, já que é o país sede da competição, a França começará o ano enfrentando Neymar e companhia no Parc des Princes nesta quinta-feira. A equipe comandada por Didier Deschamps teria pela frente alguns conhecidos do futebol local, mas os zagueiros David Luiz e Marquinhos foram cortados devido a lesão.

O time de Dunga também enfrentará o Chile, três dias depois, em uma revanche das oitavas de final da última Copa do Mundo, em que o Brasil venceu nos pênaltis, e uma projeção de um possível duelo pela Copa América, que acontecerá em território chileno entre 11 de junho e 4 de julho.

Sensação do futebol inglês nesta primeira parte do ano, o atacante Harry Kane é o grande destaque do 'English Team' para encarar a Itália na próxima terça-feira. Antes disso, a seleção dirigida por Roy Hodgson medirá força com a Lituânia para manter a liderança do grupo E das Eliminatórias para a Euro com 100% de aproveitamento.

Para a 'Azzurra', que além da Inglaterra enfrentará a Bulgária, os primeiros amistosos do ano representarão a possibilidade de promover a estreia do atacante Franco Vázquez, que marcou sete gols pelo Palermo na atual edição do Campeonato Italiano.

A tetracampeã mundial vem disputando ponto a ponto a liderança do grupo H da classificatória com a Croácia, que, por sua vez, jogará contra a Noruega em Zagreb no sábado.

Focada em tirar a Eslováquia da ponta do grupo C, a Espanha pegará a Ucrânia em Sevilla na próxima sexta-feira e quatro dias depois reviverá a decisão do Mundial da África do Sul contra a Holanda, em Amsterdã. O treinador Vicente del Bosque mais uma vez não contará com o atacante brasileiro naturalizado Diego Costa, machucado, enquanto na 'Laranja' a ausência será Arjen Robben.

Os dois principais atletas do futebol atual também estarão em atividade nos próximos dias por suas seleções. Cristiano Ronaldo contra a Sérvia, no domingo, pelas eliminatórias, e contra Cabo Verde, dois dias depois, em amistoso. Já Lionel Messi liderará a Argentina diante de El Salvador e Equador.

Confira os principais jogos dos próximos dias:.

Eliminatórias para a Euro 2016:.

Sexta-feira.

Espanha - Ucrânia.

Eslováquia - Luxemburgo.

Macedônia - Belarus.

Inglaterra - Lituânia.

Liechtenstein - Áustria.

Suíça - Estônia.

Moldávia - Suécia.

Eslovênia - San Marino.

Montenegro - Russia.

Sábado.

Cazaquistão - Islândia.

República Tcheca - Letônia.

Holanda - Turquia.

Israel - País de Gales.

Bélgica - Chipre.

Andorra - Bósnia.

Croácia - Noruega.

Azerbaijão - Malta.

Bulgária - Itália.

Domingo.

Escócia - Gibraltar.

Geórgia - Alemanha.

Irlanda - Polônia.

Romênia - Ilhas Faroe.

Irlanda do Norte - Finlândia.

Hungria - Grécia.

Albânia - Armênia.

Portugal - Sérvia.

Amistosos:.

Quarta-feira.

Dinamarca - Estados Unidos.

Alemanha - Austrália.

Escócia - Irlanda do Norte.

Quinta-feira.

Bahrein - Colômbia.

Irã - Chile.

França - Brasil.

Sexta-feira.

Canadá - Guatemala.

Sábado.

Marrocos - Uruguai.

El Savador - Argentina.

México - Equador.

Domingo.

Brasil - Chile.

França - Dinamarca.

Segunda-feira.

Colômbia - Kuwait.

Catar - Eslovênia.

Macedônia - Austrália.

Canadá - Porto Rico.

Terça-feira.

Suíça - Estados Unidos.

Rússia - Cazaquistão.

Suécia - Irã.

Ucrânia - Letônia.

Áustria - Bósnia.

Luxemburgo - Turquia.

Eslováquia - República Tcheca.

Holanda - Espanha.

Itália - Inglaterra.

Portugal - Cabo Verde.

México - Paraguai.

Equador - Argentina.