Topo

Inglaterra e Espanha cumprem favoritismo e vencem pelas Eliminatórias da Euro

27/03/2015 20h23

(Atualiza com o jogo suspenso entre Montenegro e Rússia).

Redação Central, 27 mar (EFE).- Únicas seleções campeãs do mundo a terem entrado em campo nesta sexta-feira pelas Eliminatórias para a Eurocopa de 2016, Inglaterra e Espanha encontraram níveis de dificuldade diferentes, mas conquistaram vitórias sobre Lituânia e Ucrânia, respectivamente.

Líder tranquilo do grupo E, o 'English Team' manteve os 100% de aproveitamento e chegou a 15 pontos em dia especial para uma das maiores sensações do futebol europeu em 2015 até agora, o atacante Harry Kane, que marcou o último gol da goleada sobre os lituanos por 4 a 0 no estádio de Wembley.

A equipe dirigida por Roy Hodgson não teve dificuldade para se impor e abriu o placar logo aos seis minutos de bola rolando em Londres, quando Rooney aproveitou rebote do goleiro. Ainda antes do intervalo, aos 44, Welbeck marcou de cabeça e fez 2 a 0.

O terceiro foi marcado por Sterling, que escorou entre os zagueiros depois de cruzamento de Rooney, aos 13 minutos da etapa final. Aos 27, um minuto depois de ter entrado, Kane foi acionado na segunda trave e deixou o dele em bonita cabeçada.

O segundo lugar da chave é da Estônia, que goleou San Marino, lanterna, por 6 a 0 em Ljubljana e foi a nove pontos, mesmo número da Suíça, que bateu a Estônia por 3 a 0 em Lucerna. A Lituânia aparece em quarto, com seis.

A outra "grande" a ter jogado nesta sexta foi a Espanha, que vem tendo maiores dificuldades no grupo C. E não foi diferente diante da Ucrânia no estádio Ramón Sánchez Pizjuán, em Sevilha. A campeã mundial de 2010 venceu apertado, por 1 a 0, graças ao gol marcado por Morata, aos 27 minutos da etapa inicial. O jogador da Juventus recebeu passe de primeira de Iniesta, ganhou da defesa na força e, mesmo caído, tocou por cima do goleiro.

Apesar do triunfo, a 'Fúria' continua em segundo lugar na chave, com 12 pontos, três a mais que os ucranianos, que estão em terceiro, e três a menos que a Eslováquia, que não teve problemas para fazer 3 a 0 sobre Luxemburgo em Zilina. A quarta colocação é de Belarus, que foi a quatro pontos ao derrotar a Macedônia por 2 a 1 fora de casa, em Skopje.

Ibrahimovic foi mais uma vez destaque e levou a Suécia à vitória sobre a Moldávia por 2 a 0 em Chisinau, com dois gols. Entretanto, 'Ibra' e companhia continuam na vice-liderança do grupo G, com nove pontos, atrás da Áustria, que soma 13 depois de ter goleado Liechtenstein por 5 a 0 no território do adversário.

A partida entre Montenegro e Rússia, confronto direto pelo terceiro lugar do grupo E, em Podgorica, foi suspensa aos 23 minutos do segundo tempo após uma série de confusões desde o apito inicial.

Primeiro, logo aos 10 segundos do primeiro tempo, o goleiro russo Igor Akinfeev foi atingido por um sinalizador lançado das arquibancadas e levado ao hospital com queimaduras no pescoço. O jogo foi paralisado pela arbitragem por cerca de 30 minutos e recomeçado com o reserva Yuri Lodygin em campo.

Um novo tumulto atrasou o início do segundo tempo, desta vez nas arquibancadas, onde torcedores montenegrinos arrancaram as cadeiras e lançaram contra os rivais russos. Uma mensagem foi divulgada pelo sistema de alto-falantes do estádio, alertando que a partida seria defitivamente suspensa caso ocorresse mais algum problema.

O clima voltou a esquentar aos 23 minutos do segundo tempo, quando o árbitro alemão Deniz Aytekin marcou um pênalti polêmico contra os donos da casa, desperdiçado pelo meia Roman Shirokov.

Os jogadores se desentenderam após o lance, confusão que se estendeu para as arquibancadas. Vários objetos foram lançados no gramado e a Uefa decidiu suspender a partida.