Topo

Brasileiro marca e salva Itália de derrota pelas Eliminatórias para Eurocopa

28/03/2015 20h02

Redação Central, 28 mar (EFE).- O atacante brasileiro Éder estreou com gol pela seleção da Itália neste sábado, evitando derrota para a Bulgária, em jogo que terminou empatado em 2 a 2, pelas Eliminatórias para a Eurocopa de 2016, em dia de bons resultados para Croácia e Bélgica, além de tropeço da Holanda.

A 'Azzurra' até saiu na frente em partida disputada em Sófia, pelo grupo H, graças a gol contra do lateral-esquerdo Yordan Minev, logo aos 4 minutos do primeiro tempo. Quatro minutos mais tarde, o meia-atacante Ivelin Popov empatou, e o centroavante Iliyan Mitsanski virou aos 17.

Catarinense de Lauro Müller, Éder, que vestiu a camisa do Criciúma e está desde 2005 na Itália, foi para o jogo aos 13 minutos da etapa complementar, na vaga de Simone Zaza. Aos 39, em belo chute de fora da área e sacramentou a igualdade do marcador.

Com o resultado, os comandados de Antonio Conte chegaram aos 11 pontos, enquanto os búlgaros chegaram a cinco e seguem na quarta colocação, quatro atrás da Noruega, que hoje se classificaria para disputar a repescagem.

A liderança isolada da chave é da Croácia, que chegou aos 13 pontos ao golear em casa a Noruega por 5 a 1, depois de ir para o intervalo vencendo por magro 1 a 0. A seleção do Leste Europeu, agora, precisa de mais dois resultados positivos para se garantir na Euro.

No outro jogo da chave, o Azerbaijão pontuou pela primeira vez, ao superar a agora lanterna Malta por 2 a 0.

Terceira colocada na Copa do Mundo de 2014, a Holanda se salvou nos acréscimos de vexame, ao empatar com a Turquia em 1 a 1, em plena Amsterdam Arena. O gol que decretou a igualdade foi marcado apenas aos 47 minutos da segunda etapa, por Klaas-Jan Huntelaar.

Antes disso, aos 37 do primeiro tempo, o atacante Burak Yilmaz abriu o placar para os visitantes, que por muito pouco não tiraram o terceiro posto do grupo A dos holandeses, que chegaram a sete pontos, contra cinco do rival de hoje.

A primeira colocação do grupo segue com a República Tcheca, que mesmo atuando em seus domínios, não foi além de empate com a Letônia em 1 a 1. O meia Aleksejs Visnakovs abriu o marcador para os visitantes, e o meia-atacante Václav Pilar igualou apenas aos 45 da etapa final.

Os tchecos chegaram aos 13 pontos, e agora estão apenas um a frente da Islândia, que superou fora de casa o Cazaquistão por 3 a 0. O veterano atacante Eidur Gudjohnsen e o meia Birkir Bjarnason, duas vezes, fizeram os gols da seleção nórdica.

No grupo B, com gols de seus principais astros, País de Gales bateu Israel por 3 a 0, fora de casa, e assumiu a liderança isolada da chave, em que pese estar com um jogo a mais que o rival direto de hoje e a Bélgica, que goleou o Chipre por 5 a 0.

Na partida disputada em Haifa, Aaron Ramsey abriu o placar aos 46 minutos do primeiro tempo, e na segunda etapa, aos 5 e aos 22, Gareth Bale balançou as redes, dando números finais ao confronto, deixando o país integrante do Reino Unido com 11 pontos na classificação, e os israelenses com nove.

Logo atrás aparecem os belgas, com oito. Hoje, a seleção vermelha passou com tranquilidade pelos cipriotas graças a dois gols de Marouane Fellaini, um de Christian Benteke, Eden Hazard e do estreante Michy Batshuayi.

Na outra partida da chave, a Bósnia superou Andorra por 3 a 0, com grande atuação do centroavante Edin Dzeko, que mexeu três vezes no marcador, levando sua seleção aos cinco pontos, ainda na quinta posição.