Topo

Hamilton vence, vê Raikkonen em 2º e dispara na liderança do Mundial

19/04/2015 14h00

Redação Central, 19 abr (EFE).- Em uma corrida que teve boas disputas por outras posições, a liderança foi praticamente de ponta a ponta de um só piloto, o britânico Lewis Hamilton (Mercedes), que venceu neste domingo o Grande Prêmio do Bahrein de Fórmula 1 e abriu vantagem na classificação geral rumo ao tricampeonato mundial.

Pole position no circuito internacional em Sakhir, o atual campeão manteve a ponta na largada e só a deixou quando foi para os boxes. A segunda posição foi do surpreendente Kimi Raikkonen (Ferrari), que ousou ao usar pneus médios na primeira troca, terminou a prova com macios e impediu a dobradinha da Mercedes, relegando Nico Rosberg para o terceiro lugar com uma ultrapassagem na penúltima volta.

Fora do pódio pela primeira vez no ano, o alemão Sebastian Vettel (Ferrari), ficou apenas em quinto, atrás ainda do também finlandês Valtteri Bottas (Williams). Com isso, o tetracampeão caiu para terceiro no campeonato, com 65 pontos, atrás de Rosberg, que foi a 66. Hamilton disparou na liderança, com 93.

Para os brasileiros, a prova do Bahrein não foi das melhores. Felipe Massa teve problemas em sua Williams, que ficou parada antes da volta de apresentação, largou dos boxes e foi décimo colocado. Felipe Nasr (Sauber) ficou em 12º.

Massa agora está em quinto lugar na temporada, com 31 pontos, atrás também de Raikkonen, enquanto Nasr desceu um degrau e é oitavo, com 14.

A corrida em Sakhir foi movimentada antes mesmo que as luzes vermelhas se apagassem para a largada. O britânico Jenson Button sequer tirou sua McLaren da garagem devido a problemas mecânicos. O fim de semana só não foi pior para a equipe porque o espanhol Fernando Alonso conseguiu a 11ª colocação, sua melhor em 2015.

Com os carros alinhados para a volta de apresentação, a Williams de Massa ficou parada, o brasileiro começou o GP dos boxes, e sua vaga no grid ficou fazia.

Enquanto Hamilton se manteve em primeiro na largada, Rosberg, que já havia saído atrás de uma das Ferraris, a de Vettel, perdeu a posição para Raikkonen. Entretanto, rapidamente ele recuperou o terceiro lugar, e na décima volta já era vice-líder, com uma bonita ultrapassagem sobre o compatriota tetracampeão mundial.

A partir da volta número 15, os líderes foram para as paradas nos boxes, e Vettel retornou ao segundo lugar, mas logo no giro seguinte o atual vice-campeão foi para cima, ultrapassou e já foi para cima de Hamilton.

Enquanto isso, mais atrás, Massa entrou na zona de pontuação, em décimo, e trazia Nasr logo atrás, em 11º. O problema para o brasileiro da Williams é que seu carro caiu de rendimento, e na 25ª volta ele foi ultrapassado pelo compatriota. Logo na sequência, os dois foram para os boxes junto a Maldonado, que vinha atrás, mas regressou à frente de ambos.

Enquanto Massa tinha dificuldades para passar pelos concorrentes, Nasr vinha logo atrás e ganhava as posições com mais facilidade, apesar de não conseguir se aproximar do vice-campeão de 2008.

Lá na frente, Rosberg mais uma vez voltou do pit atrás de Vettel, mas mais uma vez recuperou o segundo lugar, com Hamilton mais tranquilo na liderança. Mas a briga acabou na volta 37, quando Vettel se viu obrigado a trocar o bico do carro e caiu para quinto, atrás de Bottas.

Quando o atual campeão foi para a troca de pneus, Raikkonen, que apostou nos compostos médios, chegou a assumir a ponta, na volta 39, mas rapidamente foi ultrapassado pelo britânico. Logo depois, o finlandês foi para os boxes e voltou na terceira colocação.

O fim de prova foi tranquilo apenas para Hamilton, que até teve problemas nos freios, mas não teve seu desempenho comprometido e venceu. Raikkonen encostou em Rosberg e passou na penúltima volta, depois de um erro do alemão, que saiu da pista. Vettel, pressionou Bottas, mas não tirou a quarta colocação do finlandês.

Massa perdeu rendimento e completou uma corrida para se esquecer na décima colocação, duas à frente de Nasr, com Fernando Alonso entre os dois.

Após a disputa de um GP na Oceania e três na Ásia, a Fórmula 1 iniciará agora a temporada europeia. A primeira corrida no Velho Continente acontecerá em Barcelona, na Espanha, no dia 10 de maio. EFE

mam/dr